Morre Marconi Grevi, autor do projeto da Catedral Metropolitana de Natal

23 de Fevereiro 2021 - 12h10
Créditos:

Morreu nesta terça-feira (23), o arquiteto Marconi Grevi, aos 76 anos, em Natal. Ele foi autor do projeto da Catedral Metropolitana de Natal. 

Grevi foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), na época ETFRN, e da UFRN. Além de arquiteto, se destacou ainda como escultor, tapeceiro e pintor.

Ainda não há confirmação sobre a causa da morte do arquiteto.

Em nota, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte (CAU/RN) lamentou a morte de Marconi Grevi:

"O CAU/RN lamenta o falecimento do arquiteto e urbanista Marconi Grevi, um dos pioneiros da arquitetura do Rio Grande do Norte. Referência no segmento, Grevi foi professor na antiga ETFERN, atual IFRN, e na UFRN. Além de arquiteto e professor, Marconi Grevi se destacou nas artes como pintor, escultor e tapeceiro. Entre seus feitos na arquitetura, o destaque para a Catedral Metropolitana. Nesse momento de dor, o Conselho se solidariza com a família e amigos".

"A Arquidiocese de Natal também emitiu uma nota de pesar: 

"A Arquidiocese de Natal lamenta, com profundo pesar, o falecimento do arquiteto Marconi Grevi, nesta terça-feira, 23 de fevereiro. Marconi Grevi foi o autor do projeto de construção da nova Catedral de Natal. Uma obra arrojada e de vanguarda, executada ao longo de quase duas décadas, inaugurada no dia 21 de novembro de 1988. Suas obras encontram-se espalhadas pela cidade e em outras localidades. Na Catedral de Natal, vemos eternizado o estilo de um homem que soube conciliar, com arte, a mística cristã católica e a experiência existencial da pessoa humana. Os traços que dão forma à Catedral evocam a imagem bíblica da tenda de Deus armada em meio às casas dos homens. Em espírito de comunhão, renovada pela confiança na Ressurreição e com sentimentos de gratidão por tudo que de Marconi Grevi recebeu, a Arquidiocese de Natal roga ao Deus de Misericórdia e Pai de toda consolação que acolha este seu filho na Pátria Celeste, ao mesmo tempo em que deseja aos seus familiares e aos seus numerosos amigos e seguidores sentimentos de esperança e paz". 

*Com informações de Tribuna do Norte