Município do RN confirma ataque hacker; crime impede pagamento de servidores

31 de Janeiro 2020 - 04h37
Créditos:

A Prefeitura de Macau confirmou que sofreu um ataque hacker nas últimas semanas. Em nota de esclarecimento, o município diz que em virtude dos problemas causados pelos criminosos, não conseguirá pagar nesta sexta-feira (31) os salários do funcionalismo público. Confira a nota abaixo, na íntegra.

 

PREFEITURA M. MACAU - NOTA DE ESCLARECIMENTO

Informamos ao público macauense, especialmente aos servidores públicos municipais que o nosso equipamento de informática que hospeda o sistema da empresa TOP DOW, que por sua vez dá suporte a todo o sistema operacional administrativo/financeiro/contábil, foi invadido por HACKER que desconectou todas as informações, gerando gravíssimos problemas afetando todas as operações da Prefeitura Municipal de Macau.  Inclusive, o pagamento dos servidores públicos municipais, programado para este dia 31/01, sexta-feira, fica inviabilizado por conta da ação do hacker.

O fato ocorreu no último dia 24/01 e por sua gravidade a gestão está tomando todas as providências cabíveis, inclusive levando o ocorrido ao conhecimento da Polícia Federal, Polícia Civil, Ministério Público Estadual e ao Tribunal de Contas do Estado, da mesma forma que está mantendo contato permanentemente com a empresa TOP DOW para que o sistema seja restabelecido e todas as operações administrativo/financeiro/contábil voltem à normalidade.

Portanto, devido à gravidade do fato e baseadas no relatório elaborado pela TOP DOW, a que creditamos integridade ilibada, pois a mesma presta serviços a várias instituições, inclusive ao Ministério Público e Tribunal de Justiça, prestamos esses esclarecimentos à população com a certeza de que contaremos com a compreensão de todos, especialmente os servidores públicos municipais.

                  FABIANO SANTOS
      SECRETÁRIO DE ADM E FINANÇAS