Padrasto que espancou enteada de 3 anos é preso

03 de Outubro 2025 - 10h58
Créditos: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, na quinta-feira (2), Linneker Steven Siqueira Ramos Silva, acusado de espancar brutalmente a enteada de três anos, em setembro. A detenção ocorreu na cidade de Petrópolis, onde o acusado estava escondido.

Segundo o delegado Ivanilson Moreira, responsável pelo caso, ao ver o reforço da movimentação policial, o acusado decidiu, em comum acordo com seus advogados, se entregar à polícia.

O caso aconteceu no fim de setembro, quando a enteada de Linneker foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cachoeiras de Macacu com sinais de violência, como hematomas e olhos roxos. Inicialmente, a mãe e o padrasto alegaram que a menina havia caído da cama, o que não foi confirmado pelos médicos devido aos ferimentos não correspondentes ao suposto acidente.

A menina precisou ser encaminhada para o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, devido aos ferimentos, que confirmaram traumatismo craniano. Foi neste momento em que a polícia foi acionada, encontrando provas substanciais de agressão.

As evidências permitiram o indiciamento de Linneker, bem como pedido de prisão preventiva por tortura e tentativa de feminicídio. A mãe da menina também foi indiciada pelos mesmos crimes, mas não teve a prisão decretada. Ela, no entanto, recebeu ordem para se afastar da criança, que atualmente está sob os cuidados da avó paterna.

Linneker é filho de Vanderlan Ramos Silva, secretário municipal de Esportes na cidade de Cachoeiras de Macacu. Diante da repercussão do caso, o político emitiu uma nota afirmando que não aceita qualquer forma de violência. Disse, ainda, que sua maior preocupação no momento é a criança, que está recebendo a assistência necessária.

Vanderlan acrescentou que não tem poder de interferência nas investigações e que, mesmo se tivesse, não o faria. Segundo ele, cabe às autoridades a apuração dos fatos e à Justiça a definição de responsabilidade. “Tenho plena confiança nas instituições de que a verdade prevalecerá e sigo firme no meu compromisso de servir à população com seriedade, responsabilidade e dedicação”, concluiu.

Com informações de SBT News