Parnamirim: Audiência debate valorização dos profissionais de Enfermagem

14 de Maio 2019 - 12h20
Créditos:

As condições de trabalho dos profissionais em enfermagem, entre as quais a redução da jornada de trabalho para 30 horas, o repouso digno e justo, melhor remuneração, qualificação e valorização profissional, além de casos de suicídio na categoria foram debatidos em audiência pública na última sexta-feira (10), na Câmara de Parnamirim. A ação foi de propositura do mandato da vereadora Ana Michele.

Ana Michele coordenou o debate. Ela ressaltou a importância de debater a temática e ressaltou o dia mundial de Enfermagem – celebrado em 12 de maio. “Não poderíamos deixar essa data passar em branco, pois há toda uma relevância histórica, quanta ciência e educação e, principalmente, quanto saúde. Então, se faz necessário discutirmos também toda a conjuntura que envolve a nossa profissão atualmente”, disse a vereadora.

Representando o sindicato estadual dos enfermeiros, Mônica Marques, fez um balanço das atividades dos profissionais. Ela citou que 34 mil profissionais entre enfermeiros, técnicos e auxiliares atuam em todo o estado. “ Com todo esse quantitativo, ainda não temos garantidas as 30 horas, salários e condições de trabalhos dignas. Portanto, esse é o momento para propormos ideias que busquem ajudar toda nossa categoria”, enfatizou.

Ao final da audiência, forma propostos alguns encaminhamentos, como a licença maternidade municipal de 180 dias, licença paternidade municipal de 20 dias, capacitações para a rede com UFRN, Lei Municipal instituindo piso dos profissionais da enfermagem, além de Lei de prevenção na semana da enfermagem contra o suicídio e a saúde do trabalhador, dentre outros.

A audiência também contou com a participação do presidente da Câmara, vereador Irani Guedes, além de representantes de sindicatos e profissionais da enfermagem.