PIB cresce e Brasil deve retomar posição de 10ª maior economia do mundo

29 de Maio 2026 - 12h59
Créditos: Anton Petrus / Getty Images

Projeções do FMI (Fundo Monetário Internacional), compiladas pela Austin Rating, indicam que o Brasil deve retomar a posição de 10ª maior economia do mundo em 2026. No primeiro trimestre deste ano, a economia avançou 1,1%, pouco acima das expectativas do mercado.

No ano passado, o Brasil ficou de fora o top 10 mundial e foi ultrapassado pela Rússia e pelo Canadá. O país europeu viu sua economia avançar graças a valorização do rublo.

Veja as projeções para 2026 (em US$ bilhões correntes):

- Estados Unidos - 32.383
- China - 20.851
- Alemanha - 5.452
- Japão - 4.379
- Reino Unido - 4.264
- Índia - 4.153
- França - 3.596
- Itália - 2.738
- Rússia - 2.656
- Brasil - 2.635

A comparação das projeções do FMI para o desempenho do PIB em valores correntes do país é feita em dólares. Ou seja, o crescimento de cada país a cada ano depende do crescimento econômico e da taxa de câmbio entre as moedas locais e a divisa americana.

Segundo as projeções do FMI, o Brasil este ano deve crescer 1,9%. Anteriormente, o órgão projetava uma alta de 1,6% em seu relatório.

Se o país seguir neste ritmo, existe a expectativa de que, em 2027, o Brasil alcance a 9ª posição no ranking global de economias.

CNN Brasil