
No combate à pandemia do novo coronavírus que avança sobre o país, é fundamental a triagem de pessoas com sintomas, que precisam saber se devem ou não procurar um hospital. Para prestar essa assistência, mais de 200 médicos estão participando da Missão Covid, plataforma que conecta profissioais de saúde a pacientes em busca de compreender sua situação. O serviço, que desde o dia 23 de março já realizou mais de 1500 teleatendimentos, ajuda a orientar a população e a evitar a sobrecarga das emergências nas unidades de saude.
Segundo um relatório da organização, 10,8% dos pacientes atendimentos foram encaminhados para unidades de saúde. Destes, 41,9% tinham a hipótese diagnóstica da Covid-19. Ainda de acordo com o documento, 96,6% das pessoas estavam no Brasil quando buscaram a plataforma.
O oncologista Raphael Brandão conta que estava cumprindo a recomendação pública de recolhimento domiciliar quando idealizou o projeto. Ele estava angustiado por causa da epidemia causada pela doença e, conversando com o cardiologista Leandro Rubio, os dois decidiram fazer algo para colaborar. Eles contactaram o consultor de inovação digital Cristiano Kanashiro e, em 48 horas, a plataforma destava de pé. Numa fase inicial, de teste, eram 20 médicos atendendo a alguns pacientes. Mas os números cresceram progressivamente.
— Os pacientes estão dando um retorno positivo sobre o atendimento, mas o que me surpreende são os relatos de satisfação dos médicos. A iniciativa estimula a arte da medicina. São os profissionais promovendo a saúde durante a pandemia — diz Brandão.
Com informações de O Globo