PMs mortos no RN: "Estamos assistindo a uma matança", diz ministro de Bolsonaro

14 de Abril 2021 - 07h15
Créditos:

O ministro das Comunicações do Governo Bolsonaro, Fábio Faria, se pronunciou nesta nesta terça-feira (13) após uma série de mortes e atentados ocorridos nos últimos dias contra policiais do Rio Grande do Norte. O auxiliar do presidente Jair Bolsonaro disse, por meio das redes sociais, que "estamos assistindo a uma matança de guerreiros e ao silêncio assustador dos responsáveis".

O mininstro também se solidarizou com os amigos e familiares das vítimas, sendo a última o cabo da Polícia Militar Gustavo Pinheiro de Andrade, de 39 anos, foi morto a tiros na noite de ontem (13) durante um assalto a uma loja no bairro Capim Macio, na Zona Sul de Natal. Ele estava na corporação desde 2010 e atuava no quinto batalhão.

Na noite da última segunda-feira (12), mais um PM foi baleado de raspão na cabeça após reagir um assalto no bairro de Lagoa Nova, na Zona Sul de Natal. O policial foi atendido e liberado em seguida.

No último sábado (10), um policial civil da Paraíba foi morto a tiros em frente à mulher e os filhos no bairro Pitimbu, na Zona Sul de Natal. Ele morava na capital potiguar e estava saindo da casa do sogro, quando foi abordado e morto por dois criminosos.

Na sexta-feira (9), um sargento da PM foi baleado em Natal também durante um assalto. Mesmo sem ele ter reagido à ação, os criminosos dispararam várias vezes ao perceberem que era um policial. Um tiro atingiu o peito do sargento e os outros, o seu capacete, que protegeu a cabeça. Ele não corre risco de morrer.

Na última quinta-feira (8), um policial militar também foi baleado na cabeça em uma tentativa de assalto em Mossoró. Ele faleceu depois de dois dias internado no hospital.

SESED

Após essa série de assassinatos e atentados a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) emitiu nota afirmando que, de imediato, determinou empenho ao Núcleo de Investigação Policial de Mortes de Agentes de Segurança Pública (NIMAS) para que adote todos os procedimentos necessários para uma “resposta rápida e eficaz, com a identificação, localização e prisão dos responsáveis”.

A governadora Fátima Bezerra (PT) lamentou ontem a morte de mais um policial militar do RN e determinou que a delegada-geral do RN, Dra. Ana Cláudia, e o secretário de Segurança do RN, coronel Araújo, por meio do Núcleo Especial de Investigação de Mortes de Policiais atuem com todo rigor nas investigações para identificar os culpados, a origem dos atos, julgá-los e coibir definitivamente novos atentados. “Essa situação não pode ficar impune”, escreveu Fátima nas redes sociais.