Polícia de NY se prepara para possível prisão de Trump

23 de Março 2023 - 04h02
Créditos:

A possibilidade de prisão de Donald Trump fez com que todos os policiais de Nova York tenham ordens de usar uniforme e se preparar para o destacamento. Segundo a NBC News, a determinação surgiu em meio ao provável indiciamento de Donald Trump, que afirmou ter chances de ser encarcerado.

No sábado (18), Trump disse na rede social Truth Social que seria detido por comprar o silêncio de uma atriz pornô. O Departamento de Polícia de Nova York instalou cercas de metal em frente ao tribunal de Manhattan e à Trump Tower, na Quinta Avenida, prevendo uma chegada em massa de apoiadores do ex-presidente e uma possível prisão.

Trump teria pago suborno à atriz pornô Stormy Daniels, cujo nome verdadeiro é Stephanie Clifford, para que ela ficasse em silêncio sobre ter feito sexo com ele. O pagamento secreto de US$ 130 mil (cerca de R$ 679 mil) foi feito pelo advogado particular de Trump na época, Michael Cohen, antes das eleições de 2016.

A Justiça de Nova York quer determinar se Trump é culpado de ter dado declarações falsas do pagamento feito (um delito menor) ou de descumprir as leis sobre financiamento de campanhas (um delito penal).

Michael Cohen, que efetuou o pagamento, já foi condenado a três anos de prisão, em 2018, e disse na época que pagou pelo silêncio por ordem do chefe e então candidato.

Trump diz que a investigação tem motivações políticas e nega envolvimento com Daniels. Se Trump for indiciado, será a primeira vez na história do país que um ex-presidente dos Estados Unidos é acusado por um crime na justiça.

De imediato, não está claro como seria uma possível detenção --ou, mais provavelmente, sua entrega às autoridades-- porque, além de ser ex-presidente, Trump não responderia por nada de natureza violenta. Não existem precedentes ou regras, explica Robert McDonald, ex-agente do Serviço Secreto americano e agora professor de justiça penal na Universidade de New Haven.

É provável que o juiz não considere que há risco de fuga e estipule fiança. Então, Trump não ficaria preso. Mas alguns acreditam que o ex-presidente pode se negar a se entregar, desafiando o promotor a detê-lo.

Com informações de UOL