Prefeitura de Natal fecha parceria com a Uber e 99 em vacinação contra covid-19

13 de Abril 2021 - 11h05
Créditos:

A Prefeitura de Natal firmou uma parceria com as empresas Uber e 99 para auxiliar no processo de vacinação contra a Covid-19 no Município. A Uber disponibilizou 5.000 vouchers no valor de R$ 25,00 que serão destinados aos idosos atendidos pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). A 99, por sua vez, ofertou 5.000 vouchers no valor de R$ 20,00 para que os profissionais da gestão municipal que estão atuando nas ações de vacinação possam se deslocar aos seus postos de trabalho.

Atualmente, mais de 3.000 idosos são atendidos pelos programas coordenados pela Semtas. As equipes da Secretaria lotadas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de cada região da cidade vão mapear esse público-alvo com o objetivo de identificar as pessoas aptas a tomar a vacina seja a primeira ou segunda dose. 

Ao confirmar a necessidade da imunização nesse trabalho de busca ativa, para aqueles idosos com mais familiaridade com a tecnologia, será disponibilizado o código para chamar a corrida. Já para os idosos com dificuldade no manuseio da ferramenta, os próprios servidores da Semtas farão a chamada. Os vouchers disponibilizados para os profissionais do Município que atuam nas ações de vacinação ficam sob a responsabilidade das respectivas Secretarias.

“Essa é uma iniciativa extremamente importante. As equipes da Semtas já fazem o acompanhamento dos mais de 3.000 idosos atendidos pelos programas da Prefeitura e desta forma vamos conseguir identificar aqueles que ainda não se vacinaram e encaminhá-los para a imunização. Também ofertamos os serviços aos profissionais que estão trabalhando diuturnamente na campanha de vacinação contra a Covid-19”, aponta o prefeito Álvaro Dias. “Estamos trabalhando em diversas frentes para otimizar, aperfeiçoar e gerar ainda mais eficiência à campanha de vacinação contra a Covid-19 para poder vencer essa pandemia”.

O secretário municipal de Trabalho e Assistência Social, Adjuto Dias, ressaltou a relevância da iniciativa, sobretudo para os idosos, já que eles são os mais vulneráveis em relação à doença e muitos têm dificuldade em se locomover até os locais de vacinação. Agora, continua o titular da Semtas, o convênio entre a Prefeitura e as empresas gestoras dos aplicativos de transporte vai sanar esse problema, permitindo a ampliação do público alvo da vacinação. Atualmente, a capital potiguar está vacinando os idosos a partir dos 63 anos. 

“Nossa equipe técnica já tem muita experiência nesse serviço de acompanhamento dos idosos vinculados aos nossos programas. Há uma interação bem positiva com os mais de 53 grupos que atendemos. Acredito que não iremos encontrar dificuldades nesse processo. Disponibilizamos toda a estrutura necessária para que essa ação seja realizada da melhor forma possível”, afirma o titular da Semtas.