Visando incentivar o resgate histórico de São Gonçalo do Amarante/RN, conhecida como berço da cultura popular do Rio Grande do Norte, a Prefeitura, por meio da Fundação Municipal Cultural Dona Militana(FCDM), publicou nesta quarta-feira (14), o edital de apoio a publicação de livros sobre a história do município. As inscrições seguem até o dia 27 de julho e podem ser realizadas na própria FCDM, ou pelo e-mail editallivros9@gmail.com, conforme edital.

Ao todo, serão selecionados quatro projetos com o valor de até R$ 12 mil, cada. O primeiro é destinado para pesquisa e registro da história dos folguedos do município e de seus principais personagens. Outro, deve realizar a pesquisa e registro da história da dramaturgia na cidade. E mais dois, de gênero livre, devem ter a temática voltada aos aspectos históricos, culturais e sociais do município. Um dos requisitos para participação do edital é que os autores sejam residentes do município.

Segundo Abel Neto, presidente da FCDM, esse projeto tem como finalidade a manutenção e a materialização do patrimônio cultural material e imaterial da cidade. “É uma possibilidade que estamos criando para que as futuras gerações conheçam a história dos folguedos, dos grupos teatrais e de seus personagens mais importantes. Além disso, o edital deseja incentivar a produção literária no município, gerando oportunidade aos autores locais e o interesse pela leitura e literatura”, enfatizou.

Todas as informações do concurso podem ser encontradas no edital, disponível no endereço eletrônico: licitacao.saogoncalo.rn.gov.br/concurso-003-2021-fcdm/.