Primeira pessoa é vacinada contra a covid-19 no Rio Grande do Norte

19 de Janeiro 2021 - 08h46
Créditos:

O Rio Grande do Norte deu o pontapé inicial para a vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira (19), em ato simbólico realizado na Escola de Governo, no Centro Administrativo. A primeira pessoa a ser vacinada no ato foi a técnica de enfermagem Maria das Graças Pereira, que atua há mais de 35 anos como servidora pública no Hospital Giselda Trigueiro, referência em infectologia no Estado. A técnica é paciente de risco por ter comorbidades, mas não se afastou de suas atividades na unidade hospitalar, se mantendo na linha de frente no combate à pandemia.

A primeira aplicação da vacina CoronaVac foi realizada pela enfermeira e secretária-adjunta da Saúde do RN, Maura Sobreira. A segunda a receber a vacina foi Edilma Pereira da Silva, Técnica de enfermagem, de 49 anos, do Hospital de Campanha de São Gonçalo do Amarante. Já a terceira a ser vacinada no ato simbólico foi a médica obstetra do Hospital Maternidade Divino Amor, em Parnamirim, Geny Souza de Santana, de 67 anos.

O primeiro lote da vacina chegou ao Rio Grande do Norte na madrugada desta terça-feira (19). Ao todo são 82.440 doses, que devem atender a 39.258 potiguares através de aplicação de duas doses do imunizante, com 28 dias entre as duas aplicações.

O secretário de saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia, comemorou o início da vacinação no RN, mas ressaltou a necessidade de o Estado manter a pressão sobre o Governo Federal para a chegada de mais doses aos entes federativos.

“Nossa luta é por mais vacina, nós queremos vacinar toda a população e para isso nós precisamos continuar a pressão sobre o Governo Federal para que realmente essa oferta aumente e a gente possa ter vacina para todos”, declarou Cipriano Maia.

A governadora Fátima Bezerra também celebrou o início da vacinação no Rio Grande do Norte. “Esse é um momento, sem dúvida nenhuma, que brota emoção, porque é um momento realmente emblemático, é um momento histórico, é o momento em que nós estamos dando oficialmente o início do processo de vacinação no Rio Grande do Norte contra o coronavírus”, discursou a governadora.

O ato simbólico contou com a participação de prefeitos e secretários de saúde dos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, Extremoz, São Gonçalo do Amarante e Ceará-Mirim.

Confira a lista das primeiras vacinadas no RN:

MARIA DAS GRAÇAS PEREIRA – técnica de enfermagem do Hospital Giselda Trigueiro

EDILMA PEREIRA DA SILVA – Técnica de enfermagem, de 49 anos, do Hospital de Campanha de São Gonçalo do Amarante;

GENY SOUZA DE SANTANA – Médica obstetra do Hospital Maternidade Divino Amor, de 67 anos, de Parnamirim;

RENATA DE SOUZA CARNEIRO MARTINS DA SILVA – Técnica de enfermagem, de 29 anos, de Extremoz.

ANTÔNIA PINHEIRO DA SILVA ARAÚJO – Enfermeira, de 54 anos, de Macaíba;

GIORGIONE GUERRA CABRAL – Médico de 31 anos que atua no Hospital de Campanha de Natal

RENATO OLIVEIRA – Técnico de enfermagem que atua no Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

MARIA DE LOURDES NASCIMENTO DE MORAIS – Enfermeira, de 54 anos, de Ceará-Mirim