
Desde que o mundo inteiro precisou entrar em quarentena por causa da pandemia do Coronavírus, os atendimentos de saúde presenciais tiveram que ser substituídos pelas consultas online. Na área da psicologia não foi diferente. Para manter as sessões de psicoterapia, profissionais têm mantido sessões por videochamadas de WhatsApp, Skype e até ligações.
A psicóloga Lenira Calafange informa que o Conselho Federal de Psicologia (CFP) liberou a prática há cerca de dois anos. A especialista ressalta ainda que o recurso pode ajudar ainda mais as pessoas que estão passando por um momento grande de fragilidade e anseios.
Tem diferença?
A profissional, que é psicóloga perita do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), explica que a terapia on line tem o mesmo efeito da presencial, sendo restrita apenas algumas demandas onde limitaria o atendimento como é no caso do atendimento infantil. "O vínculo estabelecido não muda, o acolhimento não muda. Nada é prejudicado", ressalta.
Calafange destaca que um dos pontos mais importantes é que a pessoa que já fazia o tratamento presencial antes continue com as sessões, mesmo que online. "No começo pode haver estranhamento, mas ambos vão se adaptar. O que não é aconselhado é interromper o tratamento e seguir sem orientação profissional", diz.
A psicóloga ressalta que o mesmo vale para pessoas que estão em busca de uma ajuda profissional. “Mesmo que as consultas presenciais estejam suspensas, se antes havia interesse em procurar ajuda, é justamente nessa fase que a pessoa não deve desistir ou ignorar sintomas”, avalia. Ressalta também que nada impede de migrar o atendimento para o presencial caso queira após a quarentena.
Embora nem todas as pessoas se sintam confortáveis ou seguras com o método online, todos os cuidados e segurança em relação ao paciente são seguidos fazendo o uso plataformas criptografadas como o Whats App ou Skype, por exemplo. "As tecnologias estão aí para ajudar, então, é mais uma ferramenta para não deixar o paciente sozinho nessa fase tão difícil", pontua Lenira.
Contato: 84 9982.8396
Instagram: @psi.lenira.calafange