Qual é o melhor país para se aposentar na América Latina?

01 de Fevereiro 2021 - 08h21
Créditos:

A América Latina tem muito a oferecer para que está prestes a se aposentar e busca viver seus anos dourados ao sol. A região oferece a oportunidade de explorar lugares de grande diversidade cultural, conhecer pessoas acolhedoras, bem como viver próximo à uma natureza rica e abundante de forma confortável. 

Claro que é muito importante analisar informações como o custo de vida, as diferenças culturais, as leis de imigração e o estilo de cada um na hora de decidir para qual país se mudar. Então é hora de conhecer um pouco mais sobre os destinos latino-americanos para se aposentar como expatriado.

Para isso, este artigo compilou os países da América Latina mais bem posicionados no Índice Anual de Aposentadoria Global 2021. Entre os 20 melhores destinos para aposentados, sete estão localizados na região do continente. Se você nem imaginava ter acesso à estas informações, saiba que elas vão ajudá-lo com a empolgante decisão de escolher o cantinho no mundo que melhor atenderá às suas necessidades.

O que é o Índice Anual de Aposentadoria Global?

O Índice de Aposentadoria Global é a mais abrangente pesquisa sobre lugares para quem busca um destino no exterior para se aposentar. Resultado de opiniões e experiências da vida real de diversas pessoas, essa ferramenta reúne as oportunidades que o mundo oferece, organiza as prioridades e ajuda você a localizar o melhor destino de acordo com seu modo de vida.

Então, veja o ranking de melhores paraísos de aposentadoria da América Latina em 2021. 

1º.  Costa Rica
No istmo vulcânico entre a América do Norte e do Sul, existe um país tão rico em belezas naturais que o adjetivo está em seu nome: “Costa Rica”. A Costa Rica atrai milhões de visitantes e residentes estrangeiros ao longo do ano com seu clima tropical, baixo custo de vida, habitantes amigáveis, cuidados médicos acessíveis, vastas opções imobiliárias e, claro, sua beleza natural.

Com o apelido de “Suíça da América Central”, essa democracia amante da paz brilha em uma região frequentemente atormentada por distúrbios políticos e civis. A Costa Rica aboliu seu exército em 1948 e prometeu esse orçamento à educação e saúde. O resultado foi uma população bem educada e acesso médico para todos os cidadãos e residentes legais.

Esta república é internacionalmente conhecida por sua segurança, neutralidade e compromisso com o meio ambiente – com cerca de um quarto de suas terras protegidas como parques nacionais e refúgios de vida selvagem. O atual governo democrático, sob Carlos Alvarado Quesada, é considerado progressista e de direitos iguais para todos.

2º.  Panamá

O Panamá se classificou no topo do índice de aposentadoria por muitos motivos: vista para o mar, clima quente e amenidades de cidade grande em um ambiente livre de furacões. A localização do país  “Centro das Américas” também o tornou ideal.

O Canal do Panamá, inaugurado em 1914, faz da sua economia uma das mais ricas da região. Hoje em dia, os grandes navios pagam centenas de milhares de dólares para transitar entre o Atlântico e o Pacífico. 

Em supermercados e lojas de todo o Panamá, você encontrará produtos locais, bem como produtos importados de todo o mundo. De queijos europeus a vinhos, os preços e a seleção são inacreditáveis. 

3º.  México

O México tem sido um refúgio de aposentadoria para seus vizinhos, principalmente os norte-americanos. Mais de 1 milhão de americanos e meio milhão de canadenses vivem hoje no país, morando em tempo integral ou parte do ano – geralmente no inverno, para escapar do frio. Isso torna o México um dos destinos de expatriados mais populares do mundo.

Por sua proximidade e laços comerciais e culturais com os Estados Unidos, você encontrará muitos produtos americanos nas prateleiras das lojas e supermercados. No entanto, ao mesmo tempo, a cultura distinta do México ainda está muito viva, com as suas tradições, festas e feriados muito evidentes ao longo do ano. 

4º.  Colômbia

Localizado no extremo norte da América do Sul, a Colômbia é onde o Pacífico e o Caribe colidem com a Cordilheira dos Andes e a Floresta Amazônica. É um país bonito, dramático e com mais diversidade do que qualquer outro. 

Você descobrirá que a Colômbia é um país mais desenvolvido do que muitos outros da América Latina, com excelente infraestrutura, produtos modernos e serviços que você esperaria de um lugar em movimento. 

A Colômbia não é mais um segredo bem guardado da América Latina porque cada vez mais expatriados estão se mudando para lá, seja para se aposentar ou para continuando a gerar renda.

5º.  Equador

O Equador é a terra da diversidade. Quer você queira morar, passar férias, se aposentar ou simplesmente relaxar, no país você encontrará a combinação perfeita de clima, cultura e economia para tornar seus sonhos realidade. 

Embora não seja um destino tão destacado, o Equador oferece todas as conveniências da vida moderna. Por causa de sua topografia geológica única e clima temperado, você pode morar na praia e desfrutar da brisa fresca do mar ou estabelecer-se nos Andes, onde a linha do equador o colocar mais próximo ao sol. 
Repleto de belezas naturais e mistura das culturas indígena, inca e espanhola, um dos melhores benefícios de morar no Perú é o estilo de vida. Existem poucos lugares onde morar é tão acessível quanto no Equador. É um lugar para todos, independentemente do seu orçamento. 

6º.  Uruguai 

O Uruguai é um país altamente desejável para aposentados na bela América do Sul. Orgulhando-se de ter maravilhosas praias de areia branca e uma paisagem robusta de florestas e lagos, o país oferece uma variedade de aventuras e atividades para qualquer desejo. 

Comprar uma casa no Uruguai permite que você seja automaticamente elegível para um visto de residência. Outros benefícios fundamentais incluem uma economia estável, impostos baixos, clima ameno adequado para o prazer de todos, boa comida e baixa taxa de criminalidade.

7º.  Peru

O Peru pode ser o melhor local para os aposentados em busca de aventura. Lar da impressionante Machu Picchu, o país oferece passeios entre as cadeias de montanhas, vales sagrados e muitos outros locais de atração para visitar em seu tempo livre. 

Quando se trata de custo de vida, o Peru é visivelmente um dos mais baixos custos de vida em comparação com seus vizinhos sul-americanos.