Créditos: Reprodução Instagram
A influenciadora Karen Bachini, conhecida por fazer resenhas de maquiagem, vem sendo criticada nas redes sociais por supostamente usar inteligência artificial para criar ilustrações vendidas como autorais e feitas à mão em um clube de assinatura.
A polêmica começou quando seguidores perceberam que os desenhos feitos pela youtuber pareciam gerados pela tecnologia. Ela se pronunciou, afirmando que o processo começa com um desenho em aquarela, recebe acabamento com a tinta nanquim e é finalizado no aplicativo Procrate.
Só avisando aos meus amigos artistas que seguem essa Karen aí: ELA USA IA E AINDA DIZ QUE SÃO ARTES DELA. https://t.co/gZVu1YcUIv pic.twitter.com/jCJQNfsgdP
— LenaDoodle 👩🎨 COMMISSIONS OPEN! (@LenaDoodle12790) July 10, 2026
Com mais de 2,1 milhões de seguidores no YouTube e 1,3 no Instagram, Karen começou a produzir conteúdo sobre beleza na internet em 2009. Desde então, passou a ser conhecida pela sinceridade ao testar maquiagens e já se envolveu em polêmicas por criticar produtos de outras influenciadoras.
O sucesso das resenhas foi tanto que ela lançou sua própria marca de maquiagem e, agora, um clube de assinatura que envia itens de papelaria, ilustrações e objetos feitos em impressora 3D para os membros.
Polêmica com Virginia
Em 2023, a youtuber viralizou ao publicar uma resenha sobre uma base lançada pela influenciadora Virginia Fonseca. O produto já estava sendo julgado por diversos criadores de conteúdo de beleza e as críticas de Karen aumentaram a polêmica.
A dona da WePink não deixou passar batido e disse que cada consumidor deveria testar o produto e tirar as próprias conclusões antes de julgar. Mais tarde, Bachini revelou que chegou a receber uma notificação extrajudicial da marca.
Com informações de R7


