Quem é o Talibã e o que representou a retomada do Afeganistão?

20 de Agosto 2021 - 10h23
Créditos:

A tomada da capital do Afeganistão, Cabul, pelo grupo extremista Talibã trouxe grande comoção ao mundo, em virtude das cenas desesperadoras da fuga de afegãos e moradores do país do Oriente Médio. O professor da área de Humanas, Cláudio Custódio, em entrevista à jornalista Suelen Lobato, do Canal da Curiosa no Youtube, revela como surgiu o grupo que retomou o poder no Afeganistão, bem como faz um resgate histórico do crescimento das redes terroristas na nação.

Apesar de o Afeganistão não possuir uma grande economia e viver apenas do comércio local, é na vizinhança que se destaca, conforme lembra o professor no vídeo. O país faz fronteira com o Paquistão, conhecido por investir em armas nucleares, e ainda tem como vizinhos, países aliados aos russos.

No mesmo dia em que houve a retomada do poder do Talibã na capital, Rússia e China reconheceram a ação e demonstraram não cortar relações com o país. Na conversa, Cláudio Custódio também comenta os costumes dos extremistas e o cenário mais provável de crise imigratória gerado pela retirada dos americanos da nação.

Veja a entrevista na íntegra no Canal da Curiosa que pode ser acessado por meio do link abaixo: