Créditos:
A Receita Federal alertou, na última quinta-feira (30), que recebeu vários relatos de golpes envolvendo empréstimos e aproveitou para dar orientações de como evitá-los. De acordo com o órgão, as supostas empresas de crédito condicionam a liberação do valor ao pagamento antecipado do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Para convencer a vítima a recolher taxas inexistentes para a liberação do dinheiro, os estelionatários mostram notificações e documentos de arrecadação falsos.
De acordo com os relatos recebidos pela Receita, o pagamento das supostas taxas ou IOF são feitos por meio de transferências via Pix para pessoas físicas. "Trata-se de golpe, já que a Receita Federal não fornece dados para recolhimento de tributos ou taxas via transferência", informa o órgão em nota.
O recolhimento do IOF é feito apenas mediante Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), pago pela entidade que fornece o crédito e não pelo contribuinte. Além disso, os servidores da Receita não prestam serviços de empréstimos à população e nem entram em contato para cobrar esses tipos de taxas.
Caso haja suspeita de golpe, a orientação do órgão é registrar um boletim de ocorrência com a polícia, fornecendo todas as provas possíveis.
Com informações do Estadão Conteúdo
![[VÍDEO] Leonardo sobe o tom em show, defende Flávio Bolsonaro e diapara: "Não pode ficar em cima do muro"](/storage/2026/10/01M584XW7NP2SCKN2T496YG6XQ.jpg)

![[VÍDEO] Roberta Luchsinger diz que não falou nem 1% do que sabe e que teme pela vida dela e das...](/storage/2026/10/01M584NQZR7Q4VSG5685HJJRDW.jpg)