Reforma da Previdência esconde ‘sindicalismo’ de Fátima, criticam deputados

14 de julho 2020 - 13h26
Créditos:

Deputados estaduais se manifestaram nesta terça-feira (14) sobre a atuação da governadora Fátima Bezerra (PT) com relação reforma da Previdência dos servidores do Rio Grande do Norte. O deputado Getúlio Rêgo, que defende a votação da PEC no sistema presencial, afirmou que a reforma foi um “biombo para esconder a governadora Fátima Bezerra da sua tradicional luta sindicalista”. Com 13 votos contra e 11 a favor, os deputados rejeitaram o requerimento do deputado Kelps Lima que solicitava o adiamento da votação da PEC.

O requerimento condicionava sua votação ao retorno dos trabalhos legislativos presenciais. A PEC será votada em dois turnos.

Também contrário à votação remota, Gustavo Carvalho disse que o debate merecia ser ampliado e que se trata de grande incoerência por parte da governadora, que liderou lutas sindicalistas. “Defendo que na votação presencial o debate seja feito de forma educada e democrática”, disse.

Os deputados que votaram contra o requerimento de Kelps argumentaram sobre o prazo estipulado pelo Governo Federal, até 31 de julho, sob pena, para o Governo do RN e dos outros Estados federados que não fizerem sua reforma, de terem suspensos convênios e transferência de recursos.

“Qual seria a mobilização para votar um requerimento, do projeto dos mais importantes para o servidor, longe do servidor?”, questionou Kelps, autor do requeromento. O parlamentar afirmou que o governo poderia ter tentado adiar o prazo da reforma junto ao Governo Federal.