Renan Calheiros eterno: Senador é nome do MDB para presidência do Congresso

01 de Fevereiro 2019 - 03h21
Créditos:

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) vai concorrer à presidência do Senado em busca de seu quinto mandato à frente da Casa. Renan venceu a disputa interna com a ex-líder do partido Simone Tebet (MS), em votação apertada na bancada, por sete votos a cinco. Dos 13 senadores do MDB, apenas Jarbas Vasconcelos (PE), que já havia declarado apoio à colega, não estava presente. Após a reunião, Simone descartou a possibilidade de insistir com uma candidatura avulsa. 


A disputa deste ano é a mais acirrada da história da Casa. Com a saída de Simone, oito senadores postulam o comando da Casa. Além de Renan, também estão na disputa Alvaro Dias (Podemos-PR), Ângelo Coronel (PSD-BA), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Espiridião Amin (PP-SC), Major Olímpio (PSL-SP), Reguffe (sem partido-DF) e Tasso Jereissati (PSDB-CE).


Até a hora da sessão, muitas conversas, reuniões e negociação. Muitos senadores defendem que os oposicionistas de Renan atuem em conjunto para tentar derrotar do candidato do MDB em um segundo turno no Senado. É aguardar.