RJ: Mortes cometidas por PM deixam de ser contabilizadas em índice de letalidade

24 de Setembro 2019 - 07h03
Créditos:

As mortes cometidas por policiais não serão mais contabilizadas no índice de letalidade violenta, um dos indicadores estratégicos para análise da criminalidade no estado. A medida foi anunciada por meio de um decreto assinado pelo governador Wilson Witzel e publicado na edição desta terça-feira do Diário Oficial do Estado.

Entre janeiro e agosto, 1249 pessoas foram mortas por intervenção policial, de acordo com Instituto de Segurança Pública (ISP). Conforme noticiou o jornalista Guilherme Amado, com a mudança,  os policiais não serão mais incentivados a reduzirem sua letalidade.

O texto divulgado hoje altera outro decreto, de 2009, que define o formato do sistema de metas do estado na área de segurança pública. A última modificação da norma havia sido feita em 2016, quando os "homicídios decorrentes de oposição à intervenção policial" substituíram os "autos de resistência" no texto.

Agora, apenas latrocínios, homicídios dolosos e lesões corporais seguidas de morte integram o índice de letalidade violenta. As mortes cometidas por agentes do estado não serão mais contabilizadas para o indicador.