RN ganha projeto cultural: Carrossel da Leitura

22 de Março 2019 - 07h36
Créditos:

O Projeto Carrossel da Leitura, lançado nesta quinta-feira, 21 de março, dia Mundial da Poesia, na Associação dos Moradores da Cohabinal, em Parnamirim, foi idealizado para fomentar o interesse pela leitura e estimular a circulação, apreciação e distribuição de obras de escritores potiguares.

 

                Na sequência, com edição mensal, serão contemplados os municípios de Natal, Ceará Mirim, Mossoró, Caicó, Macau e Pium. “O coração não cansa de dizer que, esses encontros, como o de hoje, são de alegrar a alma. A poesia toma conta, falando aqui dentro, tudo o que não há palavras para expressar.” Concluiu a professora Yona Nunes, mediadora de leitura da Escola Municipal Augusto Severo.

 

            A escolha do dia 21 de março, quando também se celebra o Dia Internacional da Ssíndrome de Down, contou com a participação de José Edson, aluno portador da síndrome que participou ativamente da programação. Todos os estudantes colocaram em movimento a poesia e a literatura potiguar em suas vidas.  “O carrossel está sendo um sonho realizado. Vejo no brilho do olhar dos educadores, das crianças e dos pais, a certeza de que o conhecimento liberta. Tenho fé que esse projeto escape das nossas mãos e ganhe o mundo,” ressaltou entusiasmado o escritor Junior Dalberto, um dos idealizadores do projeto.

 

Carrossel movimenta literatura regional

O projeto está contribuindo para o desenvolvimento social e a formação de leitores, estimulando a produção literária e cultural do Estado, com ações gratuitas na área da literatura. Todas as obras serão distribuídas durante a circulação do Carrossel. “Nós acreditamos no poder da leitura para o desenvolvimento do Estado e, é neste sentido, do despertar de leitores cidadãos, que sabem valorizar os talentos locais, que vamos trabalhar”, concluiu Drika Duarte, escritora que irá participar de todas as edições do Projeto Carrossel da Leitura, patrocinado pela Cosern por meio da lei Djalma Maranhão.

Além dos escritores, as sete edições do projeto serão contempladas com a presença de dois contadores de histórias que farão a apresentação e leitura dos livros de 10 autores potiguares. Estudantes das escolas públicas receberão gratuitamente livros além de 10 Bibliotecas das Escolas Públicas dos Municípios que ganharão novo acervo. Ao todo 1000 livros infantojuvenil serão distribuídos. “Oxalá se as crianças e adolescentes do mundo inteiro recebessem dádivas poéticas como a que fomos presenteadas hoje no dia mundial da Poesia.” Ressaltou a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim.

Acompanhe o desenvolvimento do projeto pelas redes sociais @carrosseldeleitura.