Roberta Lacerda: lockdown aumenta disseminação da nova cepa da Covid

17 de Abril 2021 - 04h53
Créditos:

A variante brasileira do novo coronavírus, conhecida como P.1. ou variante de Manaus, que provavelmente emergiu na capital amazonense em meados de novembro de 2020, fez com que o número de internações por síndrome respiratória aguda grave na cidade dar um salto, segundo pesquisadores do Centro Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (CADDE). A mutação foi identificada no dia 10 de janeiro de 2021 no Japão após quatros viajantes vindos do Amazonas com sintomas de Covid-19 desembarcarem no país. A médica infectologista Roberta Lacerda afirmou em entrevista ao 12 Em Ponto 98 desta sexta-feira (16) que o lockdown contribui para que a variante se dissemine com mais facilidade, elevando a letalidade da doença.

“Pesquisadores mostraram que o lockdown aumentou a cepa mutante de 24% para 90% de novembro a dezembro em Manaus. Um estudo do doutor Bruno Pamplona mostrou que o lockdown em Recife aumentou a letalidade”, disse a médica ao 12 Em Ponto 98.

A médica falou também que um conjunto de pesquisas no Rio Grande do Sul, Itália e Estados Unidos evidenciou com a presença de cepa mutantes aumentou em jovens na faixa de 18 a 39 anos. Lacerda disse que devido às casas muitas vezes possuírem poucos cômodos e muitos moradores ficam mais difícil manter o isolamento de um doente, facilitando a contaminação pelo vírus.

“É óbvio que dentro de uma casa todo mundo sem máscara comendo junto, é nesse momento que acontece a maior transmissibilidade”, pontuou.

Fonte: 98 FM