Rogério Marinho encerra visitas a infraestruturas de recursos hídricos nos EUA

25 de Novembro 2020 - 12h50
Créditos:

O ministro Rogério Marinho encerrou nesta terça-feira (24) uma série de agendas nos Estados Unidos para conhecer projetos de referência e trocar experiência em gestão de bacias hidrográficas e governança da água. Em oito dias de atividades, a comitiva do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) visitou represas, hidrelétricas, estações de tratamento de águas, canais, adutoras e grandes estruturas de macrodrenagem, incluindo estações de bombeamento de água. Todas essas infraestruturas foram construídas ao longo dos últimos 100 anos para garantir o desenvolvimento econômico dos estados da Califórnia, Oregon e Arizona e a segurança do acesso a água para suas populações.

“Conhecemos nesses dias infraestruturas hídricas que foram essenciais para que uma região mais seca do que o Nordeste brasileiro pudesse prover água tanto para o consumo quanto para a atividade produtiva. A Califórnia, hoje, tem uma produção que equivale à quarta ou quinta economia do mundo. E o acesso à água foi fator fundamental para isso”, destaca Marinho. “Os Estados Unidos são referência mundial em governança de bacias hidrográficas e têm experiência secular nessa área. Essa troca de informações nos dará subsídios para formatar programas de revitalização e integração das bacias brasileiras, dando condições para que essas regiões se transformem em polos dinâmicos de produção”, completa o ministro.

Nesta terça-feira, a comitiva do MDR, também integrada pelo secretário nacional de Recursos Hídricos, Sérgio Luiz Costa, e pela diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Christianne Dias, visitou a Barragem de Bonneville, localizada no Rio Colúmbia, a 64 quilômetros de Portland, no Oregon. As funções principais da infraestrutura, que também conta com uma eclusa, são geração de energia elétrica e navegação fluvial.

Na segunda-feira (24), Marinho conheceu o Rio Colúmbia, utilizado para transporte de pessoas e de mercadorias, com destaque para grãos produzidos na região. Ao longo de uma rodovia fluvial de 587 quilômetros de extensão, passam, anualmente, produtos destinados à exportação no valor estimado de US$ 24 bilhões. Outra atividade da equipe do MDR foi uma visita à usina hidrelétrica de Bonneville, que fornece energia a cerca de 500 mil residências norte-americanas.

Além disso, a comitiva assistiu a uma apresentação sobre o desenvolvimento econômico do Rio Colúmbia, feita pela Associação para os Cursos de Água do Pacífico Noroeste, que reúne portos, empresas e agências públicas federais e locais. Também participou de uma visita ao Centro de Educação sobre Recursos Hídricos de Vancouver, que desempenha importante papel em aumentar a conscientização sobre o uso e preservação da água.

Outras agendas

Na semana passada, a comitiva do MDR participou de diversas agendas ligadas à segurança hídrica. Na terça-feira (17), primeiro dia de atividades, houve visita ao Distrito de Conservação de Água Roosevelt, que atende fazendeiros, irrigantes e outros usuários de água na região central do Arizona, e ao Projeto do Arizona Central (CAP), canal de cerca de 700 quilômetros de comprimento que leva, anualmente, quase 1,9 trilhão de litros de água do Rio Colorado para os condados de Maricopa, Pinal e Pima, atendendo a 5 milhões de pessoas. O ministro também visitou a sede da empresa Source, que produz equipamentos para extração de água potável da umidade do ar, para uso residencial e comercial, com projetos em mais de 45 países.

Na Califórnia, a equipe do MDR também conheceu a Barragem de Folsom, responsável pela contenção de cheias e o abastecimento da região de Sacramento e por ações de preservação ambiental (Foto: Divulgação)

Na quarta-feira (18), a comitiva do MDR visitou o Projeto do Vale Central da Califórnia, um dos maiores dos Estados Unidos em gestão de água, e a Barragem de Folsom (foto à esquerda), responsável pela contenção de cheias e abastecimento da região de Sacramento e por ações de preservação ambiental. Também participou de reuniões com agências locais que distribuem água para consumo de cidades, indústrias e produtores agrícolas.

Na quinta-feira (19), o ministro reuniu-se com os diretores-executivos da Associação das Agências de Água da Califórnia (ACWA), Dave Eggerton, e da Autoridade de Água de San Luis & Delta-Mendota, Federico Barajas. Também visitou o Reservatório de Los Vaqueros, no Condado de Contra Costa, no norte da Califórnia, e a usina de bombeamento Bill Jones, que leva água do Delta de Sacramento para o Canal Delta-Mendota.

Habitação popular

Ao contrário dos demais dias, a sexta-feira (20) teve agenda voltada à habitação popular, outra área de atuação do MDR. A equipe da Pasta visitou os Projetos de Habitação Social Hunter’s Point e Coliseum Connections e sede da Factory OS, empresa dedicada à construção de edifícios modulares multifamiliares.