
Receber ligações de telemarketing deixa muitos consumidores irritados. A boa notícia é que dá para evitar esses contatos indesejados. A primeira maneira é bloqueando o número pelo próprio telefone, mas se isso não for suficiente, é possível também usar algumas plataformas para isso.
Uma delas é a ‘Não Me Perturbe’, plataforma criada pela Anatel em julho de 2019, que permite que o consumidor solicite o bloqueio do recebimento de ligações relacionadas a ofertas de serviços de telecomunicações das operadoras de telefonia e também operações de consignado de instituições financeiras.
Após a solicitação, o bloqueio acontece em até 30 dias.
Há ainda no mercado alguns aplicativos que também permitem o bloqueio de ligações indesejadas de telemarketing, conforme listado pelo Tudo Bahia.
Veja a seguir os principais deles:
My number: Bloqueia ligações e mensagens de textos de qualquer número de telefone que o consumidor quiser, inclusive os privados. Possui as funções de evitar chamadas de cidades específicas e de cadastrar números como spams, fazendo um registro do telefone em uma central de dados que serve para todos os usuários do app.
Call Control: Além de bloquear os números indesejados, este app oferece ao consumidor uma lista de contatos de empresas de telemarketing previamente cadastrada.
Hiya: Caller ID & Spam Blocker: O aplicativo, que está disponível somente para o sistema iOS, bloqueia de forma automática golpes e ligações fraudulentas; recusar chamadas gravadas, seja de telemarketing ou de cobranças; e ainda promete transformar um chamador desconhecido em um nome, isto é, consegue identificar em seu banco de dados global quem está ligando para o usuário em tempo real.
Fonte: Istoé Dinheiro