Segurança de Lula nas capitais do Nordeste tem carro blindado, ruas fechadas e público revistado

19 de Junho 2022 - 09h15
Créditos:

A passagem de Luiz Inácio Lula da Silva por três capitais do Nordeste, entre quinta-feira (16) e sábado (18), evidenciou como a segurança se tornou um tema tratado com cuidado pela pré-campanha do ex-presidente. O esquema conta com ruas fechadas, carro blindado e revista com detector de metais ao público presente aos atos

No giro pela região, os horários de voos, trajeto e locais de hospedagem foram mantidos em sigilo pela equipe, que não informava qualquer detalhe sequer a jornalistas.

Segundo apurou a coluna, a polarização cada vez mais aguçada, os protestos de bolsonaristas por onde o petista passa e o episódio envolvendo o drone que jogou veneno em apoiadores de Uberlândia (MG), no dia anterior à chegada em Natal, deixaram todos em um nível de alerta ainda maior.

UOL teve acesso a alguns bastidores da visita dele a Maceió, onde o ex-presidente e a equipe dormiram por duas noites (quinta e sexta).

Para evitar troca de local de hospedagem, aliás, Lula optou por dormir apenas na capital alagoana, no meio do trajeto, onde ficou em um resort isolado na praia de Jatiúca.

Ao todo, na capital alagoana, o esquema de segurança contou com 70 policiais militares e 20 guarnições. O efetivo foi acionado para a escolta da comitiva, a segurança do entorno do hotel e o evento no Centro de Convenções.

Por ser ex-presidente, Lula conta com segurança institucional. Ele é constantemente acompanhado por militares.

O esquema de segurança pôde ser visto a quase um quilômetro do local do evento. O trânsito foi fechado nas ruas do entorno, e apenas a pé era possível chegar ao vigiado Centro de Convenções de Maceió.

Na saída do Centro de Convenções, a reportagem contou ao menos dez viaturas, três delas da tropa especial, que faziam a segurança em diversos pontos no entorno do local, no bairro de Jaraguá. A situação foi a mesma em Aracaju e Natal

Fonte: Uol