Senador do RN defende que presos trabalhem para pagar permanência na cadeia

08 de Maio 2019 - 04h07
Créditos:

O senador Styvenson Valentim (Podemos) defende que os presos do país sejam obrigados a trabalhar para pagar pela própria permanência nos presídios. Durante debate promovido pela Comissão de Direitos Humanos do Senado nesta terça-feira (07), o parlamentar lembrou, inclusive, que isto já está previsto no código penal brasileiro, embora a prática não seja aplicada.

"O preso tem que ressarcir os danos que ele causa, mas isso nunca é aplicado. Ele serra uma grade e não paga, quebra um muro e não paga, quebra viatura da PM e não paga. Nunca pagam, mas existe a lei. E sempre tem trabalho, sempre tem escola, algum prédio público precisando de reforma, o próprio presídio, a reforma de Alcaçuz custou R$ 3 milhões, nenhum preso carregou uma telha, não varreu nem o chão", disse Styvenson.

Ainda de acordo com o senador, com o preso tendo uma ocupação, "não terá tempo para cavar buracos como em Alcaçuz, o trabalho dele é cavar túnel, é ligar de dentro do presídio para passar golpes, tem que colocar para produzir, uma ocupação, para não ficar planejando crimes".