Sesap reúne representantes de todas as regionais para início da vacinação

18 de Janeiro 2021 - 06h46
Créditos:

A Sesap reuniu todas as regionais de saúde durante este domingo (17) para alinhamento da execução do Plano Estadual de Operacionalização e o início da Vacinação no Rio Grande do Norte. Participaram, em quatro momentos diferentes, 254 pessoas, envolvendo secretários municipais de saúde, coordenadores de Atenção Primária dos municípios, coordenadores de vigilância/imunização dos municípios, profissionais vacinadores, Cosems, gerentes de URSAP e equipes técnicas - rede de frio.

A Sesap conduziu a reunião com representantes da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, Suboordenadoria de Vigilância Epidemiológica, Subsecretaria de Planejamento e Gestão da Sesap, além do secretário de saúde Cipriano Maia e a secretária adjunta Maura Vanessa Sobreira.  

A reunião teve como alicerce informações essenciais para a preparação de todos os profissionais para a vacina da maneira mais eficaz e correta. A previsão é que o estado receba as doses do Instituo Butantan, com previsão da aplicação de 239 mil doses na primeira fase. Na ocasião foi apresentado o plano e as estratégias da distribuição e manejo dos imunizadores. A previsão é que as vacinas cheguem em solo potiguar na manhã desta segunda-feira (18), passe por conferência e armazenamento, preparação das remessas, distribuição para as centrais regionais até a retirada nas centrais, num prazo de até 72 horas. 

Os imunobiológicos serão distribuídos com apoio do Corpo de Bombeiros e a escolta será realizada pela Política Militar e Polícia Rodoviária Federal. No ato da distribuição para as regionais todos serão comunicados do horário a ser agendado para a retirada as doses nas regionais, para que a distribuição ocorra da maneira mais célere possível. 

RN Mais Vacina

Criado pelo LAIS em parceria com a Sesap a plataforma “RN Mais Vacina”, permite maior controle sobre as doses das vacinas, reduzindo desperdícios e ampliando a governança dos processos, centrado na experiência do profissional de saúde e do cidadão. O sistema é integrado e permite o rastreio da vacina desde o seu recebimento na Central Estadual da Rede de Frio, até a aplicação na sala de vacina, com uma interface web intuitiva e acessível.

Para o controle, a Sesap fez a distribuição de mil tablets em todas as salas de vacina, facilitando o acesso de todos. O sistema proporciona o cruzamento de dados que identifica incidentes e gera alertas e relatórios centrados na experiência do cidadão e do profissional de saúde. 

Capacitação

A Secretaria de Estado da Saúde Pública, em parceria com as Universidades Estadual e Federal do Rio Grande do Norte, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e com o apoio logístico do Município de São Gonçalo do Amarante, produziu uma capacitação inédita aos vacinadores que atuarão nas 711 salas de vacinação espalhadas pelo Estado. 

O objetivo é atualizar esses profissionais de saúde sobre as rotinas, organização, materiais a serem utilizados e, especialmente, a forma correta de aplicação do imunizante. O conteúdo, construído de forma inédita no Brasil, está disponível através do AvaSUS, plataforma que oferece cursos online na área da saúde.