Startup lança plataforma para proteção e monitoramento de árvores em Natal

08 de Março 2019 - 12h22
Créditos:

Quantas árvores existem em Natal? De que maneira a sociedade, ciente das mudanças climáticas, pode contribuir para melhorar a arborização na nossa cidade? Estes foram alguns dos questionamentos levantados pelo vereador Robson Carvalho durante pronunciamento nesta quinta-feira (7) em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Natal, após visita de Kaleb Melo e Wesley Caetano, idealizadores da startup Treeidlegal.

A Treeidlegal, ou Tdl, é uma plataforma de registro desenvolvida em Natal e que atua na proteção e monitoramento de árvores. Por meio de um chip implantado na árvore é possível armazenar informações por até 10 anos. É criada uma “memória afetiva da árvore”: são identificadas as espécies, o quantitativo e é possível detectar os exemplares que precisam ser removidos e substituídos.

“Recebi com muito entusiasmo os criadores da Treeidlegal. Pretendemos dar visibilidade para esse projeto e desejamos que essa startup seja parceira de uma série de ações do nosso mandato com o intuito de levantar e defender a bandeira do desenvolvimento sustentável. São esses tipos de ideias, pessoas e startups que precisamos pra nossa cidade, estado e sociedade” , disse o parlamentar.

O vereador destacou ainda durante o discurso que árvores são importantes, pois melhoram a situação paisagística da cidade e até valorizam imóveis, já que geram mais arrecadação do município por meio do IPTU. 

Para Kaleb Melo, advogado e um dos criadores da startup, o apoio do vereador Robson Carvalho tem sido ideal para fortalecer o valor desenvolvimento sustentável ”Cuidar das árvores é uma questão diretamente relacionada à qualidade de vida, não é discurso ambientalista ou politicamente correto. As árvores reduzem a sensação térmica nas cidades em até 20 graus, purificam o ar, melhoram a qualidade do nosso paisagismo e valorizam nossos imóveis”, destacou.

Como participar

Você vai escolher as árvores com mais significado para você, sua família, seu bairro, sua comunidade, e solicitar o registro afetivo com a startup, por meio do https://treeidlegal.com/. 

Se, por exemplo, cada vereador registrar seu afeto por 36 árvores, a startup poderá proteger mais de mil árvores como iniciativa da Casa.

“A sociedade também pode adquirir aquela arvore de seu gosto. Também queremos tocar nesse assunto importante de como ampliar e melhorar  Projetos de Lei do parque tecnológico, ajudando a startups potiguares a surgirem” finalizou Robson Carvalho.