
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta quarta-feira (2) mais uma ação penal contra o ex-presidente Lula (PT). Trata-se do processo aberto na Justiça Federal do Distrito Federal a partir da Operação Zelotes e que investigava possíveis irregularidades na compra de 36 caças suecos durante o governo Dilma Rousseff.
A Zelotes é um braço da Lava Jato, força-tarefa comandada pelo ex-juiz Sergio Moro, hoje pré-candidato do Podemos à Presidência da República.
Essa ação havia sido a única a não sofrer impacto no STF do processo que considerou o ex-juiz suspeito nas decisões contra o petista.
A decisão de Lewandowski atende um pedido da defesa de Lula, que apontou imparcialidade e atuação indevida da Lato Jato.
“O processo de escolha dos caças adquiridos pelo país estendeu-se por mais de 15 anos, passando por três administrações federais distintas, sempre sob o atento crivo de militares da FAB e de integrantes do Ministério da Defesa, além de ter sido atentamente acompanhado por algumas das mais importantes empresas aeronáuticas do mundo, a saber, a Boeing, a Dassault e a Saab AB”, afirmou Lewandowski.
Com informações do Metrópoles