Taxistas querem limitar número de motoristas de Uber em Natal

17 de Janeiro 2019 - 15h00
Créditos:

A Câmara Municipal de Natal voltou a debater na tarde desta quinta-feira (17) a polêmica proposta de regulamentação do serviço de Uber. Apesar dos muitos pontos consensuais entre os motoristas de aplicativo e os taxistas, ambos não conseguiram chegar a um acordo sobre a possibilidade de limitar a quantidade de veículos autorizados a circular pelo sistema online.


Os taxistas exigem que haja uma limitação nesse número da mesma forma que é feito com eles. "Não é justo que haja um número ilimitado. A malha viária e a mobilidade da cidade não suportam tantos carros nas ruas. Não queremos proibir, apenas limitar, assim como existe um número determinado para os ônibus, para o transporte escolar, para os bugues", explica o presidente da Cooperativa de Táxis (CoopTaxi-Natal), Genário Torres.


Entretanto, o presidente da Associação de Motoristas Autônomos por Aplicativos (AMAPP/RN) contesta e argumenta que o serviço se diferencia por se tratar de transporte particular. "Não é cabível essa limitação. Somos transporte privado e sem ponto ou horário fixo para o condutor. Onde se tentou limitar esse número no Brasil, a Justiça derrubou. Diferente do táxi, o motorista de transporte por aplicativo não está e nem tem a obrigação de estar 24 horas na rua. São cerca de 7 mil cadastrados, mas todos estes não trabalham ao mesmo tempo". Segundo diz, reduzindo o número, será mais frequente a tarifa dinâmica, cobrança que aumenta os preços das viagens automaticamente quando a demanda é alta.


Os taxistas também pedem que fique proibido no projeto esse tipo de cobrança, mas os vereadores decidiram estudar a legalidade desse modelo para poder se posicionar.