Tenista número um do mundo será deportado por não se vacinar contra Covid

16 de Janeiro 2022 - 04h35
Créditos:

A Justiça da Austrália rejeitou, neste domingo (16.jan.2022), o recurso apresentado pela defesa do tenista sérvio Novak Djokovic contra o cancelamento do seu visto de entrada no país. Com a decisão, o número 1 do mundo será deportado e não disputará o Aberto da Austrália, que começa nesta 2ª feira (17.jan).

Segundo o juiz James Allsop, a decisão pela deportação de Djokovic foi unânime. Allsop disse que mais detalhes serão divulgados posteriormente pelo tribunal. O governo australiano argumentou que a permanência do tenista no país estimulava a rejeição à vacinação contra a covid-19.

Com a deportação, as leis de imigração da Austrália também proíbem que Djokovic retorne ao país nos próximos 3 anos.

O caso

Djokovic foi barrado ao chegar na Austrália no dia 5 de janeiro. Ficou detido no hotel de detenção de imigrantes Park Hotel, em Melbourne. Em 10 de janeiro, uma decisão da Justiça australiana deu ao tenista o direito de entrar no país e participar da competição.

Quatro dias depois, o atleta teve novamente seu visto cancelado após suspeita de ter falsificado um teste de covid-19.

A Austrália não permite o ingresso de quem não é cidadão australiano ou não mora no país e que não esteja totalmente vacinado contra a covid-19. Uma exceção seria se ele tivesse sido diagnosticado com a doença recentemente.

Poder 360