Testagem para covid-19 será ampliada para mais categorias profissionais no RN

18 de Setembro 2020 - 14h04
Créditos:

A sorologia para a covid-19 será ampliada para mais categorias profissionais no Rio Grande do Norte. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (18) pela subcoordenadora de Gestão e Planejamento da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), Lyane Ramalho. 
Em entrevista coletiva, a subcoordenadora afirmou que "a Sesap adquiriu 150 mil testes sorológicos, sendo 16 mil para seus servidores e os demais para a população elegível para fazer o teste". Lyane Ramalho disse ainda que além da ampliação do grupo, também serão permitidos testes em assintomáticos.
Nota Técnica do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) orienta que os municípios façam teste sorológico por quimioluminescência para detectar anticorpos em pessoas que já iniciaram sintomas há mais de 14 e assintomáticas, e que não têm resultado positivo para Covid-19 através da técnica RT-PCR (padrão ouro).
Para fazer o exame, os trabalhadores devem soliticar e solicitar junto às unidades de saúde do município em que residem.


Lista de prioridades
Deverão fazer a sorologia pacientes de 0 a 19 anos que estejam hospitalizados, além de: atendentes de funerárias, auxiliares funerários e demais trabalhadores de serviços funerários e de autópsias; trabalhadores de limpeza urbana, feira livre, pescadores; trabalhadores de Correios; Agricultores e Agricultoras, motorista de transporte público, motoristas de ambulância, motoristas de aplicativos (moto e carro); médicos veterinários; brigadistas e bombeiros civis e militares; agentes de fiscalização; jornalistas, profissionais que trabalham na cadeia de produção de alimentos e bebidas, incluindo os insumos; aeronautas, aeroviários e controladores de voos; além de serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade.