Trabalhadores terceirizados da saúde que prestam serviço em hospitais do Estado entram em greve

13 de Setembro 2021 - 15h34
Créditos:

Os trabalhadores da saúde que prestam serviço pela empresa terceirizada SAFE iniciaram uma greve nesta segunda-feira (13). Segundo os trabalhadores terceirizados, o auxílio transporte acabou. De acordo com informações, a empresa não paga o auxílio transporte do mês, só paga uma parte, paga metade, e chega o tempo que acaba e a empresa não completa e os trabalhadores ficam sem ter como vir trabalhar.  “Tem trabalhador que está se virando para ir trabalhar. Pedem emprestado, vem a pé, de bicicleta. Tem que se virar, porque se não vir trabalhar, leva falta”, disse um trabalhador que preferiu não ser identificado.
 
Todos os meses os trabalhadores terceirizados da saúde que prestam serviços como maqueiros, higienização e limpeza, como também no setor de nutrição dos hospitais públicos do Rio Grande do Norte, incluindo o maior hospital do Estado, o Walfredo Gurgel, afirmam que "enfrentam um verdadeiro pesadelo para terem seus direitos respeitados e garantidos. E neste mês de setembro não seria diferente, e o problema voltou a se repetir mais uma vez".
 
"Muitos desses trabalhadores estão com quatro férias atrasadas, além de vale transporte e salários atrasados, trabalhando em péssimas condições, sem data certa para receber seus proventos, sendo castigados pela empresa e pela Secretaria de Saúde do RN. Por conta do problema recorrente, mensalmente esses profissionais ameaçam e já chegaram a decretar greve repetidas vezes, mas até hoje o pagamento dos atrasados desses terceirizados não foi resolvido. Ao ser questionada, a SAFE alega que o Governo não repassou os valores para a quitação dos débitos com os trabalhadores, por outro lado a SESAP afirma que está em dia com a empresa, enquanto um joga a culpa para o outro, quem continua sendo penalizados são os profissionais", afirma a nota enviada pelo Sindsaúde