
Várias pessoas morreram e outras ficaram feridas após um motorista atropelar uma multidão durante um festival, em Vancouver, no Canadá. Segundo a polícia de Vancouver, pelo menos nove pessoas morreram.
De acordo com a agência Reuters, o incidente ocorreu por volta das 20h deste sábado (26), horário local de Vancouver, o que corresponde a 0h de domingo (27), horário de Brasília. O incidente não é visto como um ato de terrorismo pela polícia de Vancouver.
O motorista foi detido pelas autoridades, que confirmaram a prisão por meio de uma postagem nas redes sociais. Sua identidade ainda não foi divulgada. Segundo a rede de TV CBC, ele é um homem e tem por volta de 30 anos.
O atropelamento aconteceu durante as comemorações do Dia de Lapu-Lapu, um evento cultural filipino que homenageia o chefe indígena Lapu-Lapu, que liderou a vitória sobre as forças colonizadoras comandadas pelo português Fernão de Magalhães.
Em nota oficial publicada nas redes sociais, o consulado das Filipinas em Vancouver afirmou que expressa uma "grande preocupação e simpatias" às vítimas do incidente.
O festival reuniu 100 mil pessoas ao longo do sábado, e o atropelamento aconteceu quando o público já começava a dispersar, segundo a CBC.
O Canadá tem quase 1 milhão de pessoas de origem filipina.
O prefeito de Vancouver, Ken Sim, expressou sua consternação sobre o caso em seu perfil no X.
"Estou chocado e profundamente triste com o terrível incidente no evento do Dia de Lapu-Lapu de hoje. Trabalharemos para fornecer mais informações o mais breve possível. [...] Nossos pensamentos estão com todos os afetados e com a comunidade filipina de Vancouver neste momento incrivelmente difícil", afirmou.
Uma testemunha disse à rede de televisão CTV News que viu um veículo preto dirigindo de forma errática na área do festival momentos antes de atropelar a multidão.
Com informações de g1