UFRN adverte professor e militante do PT que baixou calças na frente de alunas

18 de Janeiro 2021 - 14h13
Créditos:

O jornalista e professor de comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Daniel Dantas Lemos, recebeu uma advertência da instituição após um episódio ocorrido em 2019, quando ele baixou as calças na frente de um grupo de alunas na instituição. A advertência foi aplicada pela Diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

Na época, o caso ganhou bastante repercussão após uma aluna ter denunciado o caso na ouvidoria da UFRN. Após isso, foi aberto um processo administrativo que resultou na advertência do professor com base no Relatório Final da Comissão de Processo de Sindicância.

Por meio de uma portaria enviada ao portal Grande Ponto pela UFRN, o CCHLA a resolveu aplicar "a penalidade disciplinar de ADVERTÊNCIA, nos termos do art. 129 da Lei 8.112/1990, ao professor Daniel Dantas Lemos, matrícula 1961635, do Quadro de Pessoal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lotado no Departamento de Comunicação Social, por infração aos ditames legais previstos no art. 117, inciso V, c/c art. 116, inciso IX, ambos da Lei 8.112/90".

A advertência é um tipo de penalidade aplicada pela UFRN e varia de acordo com a gravidade da infração cometida pelo servidor. Há relatos de outros casos de assédio do mesmo professor, mas que não tiveram prosseguimento em processos administrativos.

Além de professor, Daniel Dantas é blogueiro e figura constante em atos do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte. Na campanha para prefeito do ano passado ele apoiou o candidato petista Jean Paul Prates, em Natal, e fez postagens sobre candidatas a vereadoras pelo PT.

O portal Grande Ponto entrou em contato com a UFRN para mais esclarecimentos e a instituição apenas enviou a portaria que consta a advertência ao docente.

Confira: