Vacinação da Pfizer pode iniciar em dezembro ou janeiro, diz ministro

09 de Dezembro 2020 - 12h16
Créditos:

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a vacinação contra covid-19 no Brasil com o imunizante da Pfizer/BioNTech pode ter início entre dezembro e janeiro. A informação foi dada nesta quarta-feira (9), em entrevista à CNN.

"Se a Pfizer conseguir a autorização emergencial e nos adiantar alguma entrega, isso [o início da vacinação] pode acontecer no final de dezembro ou em janeiro", afirmou. "Isso em quantidades pequenas, de uso emergencial", disse.

"Estamos fechando o memorando de entendimento com a Pfizer. É a vacina que está mais adiantada, mas mesmo ela ainda não tem registro", afirmou o ministro.

Pazuello não descartou que aconteça o mesmo com os imunizantes do Instituto Butantan e da AstraZeneca/Oxford. Porém, o prazo valeria somente para autorização emergencial.

Para registro, dependeria do desenvolvimento e aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Sendo esse o caso, a aplicação poderia acontecer entre os meses de janeiro e fevereiro, afirmou.

Segundo o ministro, caso a Coronavac obtenha o aval da Anvisa, será incluída no plano de imunização. "A vacina que estiver registrada na Anvisa e garantida sua eficácia e segurança será comprada e distribuída para todos os brasileiros", ressaltou.

Fonte: CNN