
Um eclipse parcial do Sol ocorreu na manhã deste sábado (29). Embora o fenômeno não tenha sido visível na maior parte do Brasil, outras partes do mundo registraram o ocorrido.
O fenômeno começou por volta das 5h50 (horário de Brasília) e foi visível em regiões como América do Norte, Europa, África, norte da Ásia e algumas áreas da América do Sul.
Apesar da América do Sul estar na lista, o eclipse parcial do Sol não foi muito visto no Brasil. Isso porque apenas uma pequena área de nosso país estava dentro do mapa de visibilidade: parte do território norte do Amapá. No entanto, a porcentagem de raios de Sol bloqueados pela sombra da Lua foi muito pequena e não possível de visualizar com exatidão.
O eclipse parcial atingiu seu máximo às 7h59 e terminou às 9h34. É possível assistir o momento pelo canal no YouTube do Observatório Real de Greenwich, que transmitiu o evento astronômico ao vivo.
O que é um eclipse parcial?
Um eclipse solar parcial ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e nosso planeta, cobrindo uma parte do astro com sua sombra, que fica parecendo uma “mordida” no Sol.
Segundo a Nasa, a Lua passou na frente do Sol, o que causou um bloqueio parcial e, assim, projetando uma sombra em partes do Hemisfério Norte. A região central da sombra da Lua, onde o Sol pareceria completamente bloqueado, não atinge a Terra, por isso não foi possível ver o fenômeno por completo desta vez.
Informações da CNN