Vereador Aldo Clemente defende PPPs para fortalecer turismo de Natal

14 de Março 2024 - 07h16
Créditos: Reprodução

O vereador Aldo Clemente (PSDB) acredita que o turismo de Natal pode ser impulsionado por meio de parcerias público-privadas, as PPPs. Para o parlamentar, a capital potiguar – que já tem nesta atividade a sua maior propulsora da economia -, pode alavancar ainda mais a geração de emprego e renda no setor caso possa receber investimentos privados para assumir equipamentos já existentes ou mesmo possibilitar a criação de novas atrações destinadas aos visitantes.

“Natal foi agraciada com uma beleza natural exuberante, que tem sustentado nosso turismo ao longo dos anos. Nesta atual gestão, a cidade tem recebido ações fundamentais para reerguer este setor após as dificuldades da pandemia, com destaque para o novo Mercado da Redinha e a esperada engorda de Ponta Negra. Mas, precisamos que a iniciativa privada trabalhe junto com o poder público, por meio de PPPs, possibilitando um crescimento ainda maior para a nossa economia”, disse Aldo.

Para o vereador, entre potenciais atrativos que a cidade possui para viabilizar PPPs estão, por exemplo, o Bosque dos Namorados/Parque das Dunas, a Cidade da Criança, o Cajueiro de Pirangi, o Forte dos Reis Magos, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e o Museu da Rampa. “São ativos que já estão em funcionamento atualmente, mas que podem perfeitamente passar a iniciativa privada por meio de concessão pública, permitindo melhorias, reformas, abertura de restaurantes, enfim, atrativos para aumentar ainda mais a frequência de turistas e até mesmo dos natalenses nesses locais”, disse.

Aldo Clemente ainda cita exemplos de projetos que podem sair do papel por meio de PPPs. Um deles seria a construção de um mirante em cima do Morro do Careca, permitindo que a população possa voltar ao topo do principal cartão postal da cidade de forma segura e protegendo o meio ambiente. O segundo seria o Vale das Cascatas na Via Costeira, uma área de grande potencial que hoje, mesmo sem nenhuma infraestrutura, já atrai muitas pessoas. E o terceiro é uma reurbanização da parte superior das Dunas de Genipabu, com a construção de quiosques para lanchonetes, lojas de souvenir e banheiro, claro, sob as regras dos órgãos ambientais para favorecer sempre a natureza.