Vereadora do PT propõe ponto facultativo nos jogos da Copa feminina de futebol

07 de Junho 2019 - 12h12
Créditos:

Nesta sexta-feira (07) começa a Copa do Mundo de Futebol Feminino da Fifa. A edição deste ano acontece na França e a seleção brasileira estreia no domingo (09), contra a Jamaica. Para que todos os servidores da Câmara Municipal de Natal possam acompanhar as partidas das brasileiras, a vereadora Divaneide Basílio (PT) apresentou projeto de lei para que o Legislativo determine ponto facultativo nos dias de jogos do país. 

Segundo a parlamentar, o objetivo é "equiparar os direitos dos servidores em acompanhar os jogos" do evento, "da mesma maneira que é concedido que acompanhem a Copa do Mundo de Futebol Masculino". Ainda de acordo com a petista, o fato do campeonato ser transmitido em TV aberta "é um marco histórico".

Na justificativa apresentada no projeto, Divaneide diz que o Brasil para durante os jogos masculinos. "A tradição, aqui no Brasil, é de folgas ou televisões/telões improvisados no serviço em dias de jogo da seleção. Isso posto, espera-se que a mesma prática também seja adotada nos jogos" femininos.


Nas redes sociais, a vereadora explicou que, para as mulheres, "o campeonato desse ano está cheio de pequenos significados e vitórias". Além da transmissão na TV, ela acrescentou que será a "primeira vez que a Seleção feminina terá um uniforme pensado para elas, e não herdado do time masculino".

"Dito assim, parece pouco, mas quando a gente fica sabendo que as mulheres foram proibidas, por Lei, de jogar futebol e outras modalidades esportivas 'masculinas' no Brasil até 1979, percebemos que avançamos alguns passos na luta pela igualdade de condições de tratamento em todos os espaços, inclusive no futebol", completa.

Divaneide diz que o projeto apresentado é uma "medida simbólica", com a expectativa de "colaborar com a criação de uma cultura de apoio ao desporto feminino. Foram anos de privação, falta de incentivo e invisibilidade. De mãos dadas a gente vai virar esse jogo".