VÍDEO: Adolescente acorda dentro do caixão durante o próprio velório

14 de Outubro 2026 - 10h52
Créditos: Reprodução Redes sociais

Uma adolescente de 15 anos acordou dentro do caixão durante o próprio velório em uma comunidade rural na Guatemala, após a família achar que ela havia morrido e não consultar um médico para averiguar seu estado de saúde.

Yuleidy Ixcotoyac passou mal na madrugada de sábado. O pai, Abraham Ixcotoyac Tojin, que é pastor na comunidade, decidiu levá-la a um hospital, segundo entrevista à TV SAC repercutida pelo jornal local Prensa Libre. A família mora na aldeia de El Jocote, em Sacapulas, no departamento de Quiché, a cerca de 190 km do centro histórico da Cidade da Guatemala.

Ainda em Quiché, ele parou o carro ao perceber que a filha não respirava. "Percebi que ela já não respirava, não conseguia mais sentir o pulso nos braços dela, foi uma situação muito difícil para mim", contou Tojin.

Família desistiu de ir ao hospital e comprou um caixão. Tojin afirmou que a filha não chegou a ser atendida e que, depois de acreditar que ela tinha morrido, foi a uma funerária e voltou para casa. Como nenhum médico examinou a adolescente, não foi registrado nenhum atestado de óbito.

Velório começou por volta das 14h30. Familiares, vizinhos e membros da igreja já esperavam a família, e o caixão foi levado para um galpão preparado para a cerimônia. Minutos depois, o pai ouviu os presentes gritarem que um milagre tinha acontecido.

A mãe viu a filha se mexer dentro do caixão. Lesbia de Ríos contou que chorava sobre o caixão quando a família abriu a janelinha da tampa e percebeu que Yuleidy estava viva. 

Adolescente lembra de uma dor forte no peito antes de apagar. "Meu coração começou a doer muito, ficou pesado, e aí eu meio que desmaiei", disse Yuleidy na entrevista.

Yuleidy está internada em um hospital particular. Ela passa por exames para avaliar o estado de saúde e descobrir o que provocou o episódio. A causa do desmaio ainda não foi determinada.

Ministério Público investiga como a família concluiu que a jovem tinha morrido. A Promotoria Municipal de Sacapulas, junto com a Promotoria Regional, apura as circunstâncias do caso, incluindo a atitude dos familiares, que organizaram o velório sem atestado de óbito. 

Veja momento em que a jovem acorda no velório:

Com informações de UOL