[VÍDEO] Barroso é interrompido em Oxford e reclama: 'déficit de civilidade'

26 de Junho 2022 - 04h51
Créditos:

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso disse que o Brasil sofre "um déficit imenso de civilidade" após ser interrompido quando criticava os defensores do voto impresso. Ele participava de uma palestra no Brazil Forum UK 2022, promovido por estudantes das universidades Oxford e LSE (London School of Economics and Political Science).

"O pensamento conservador, que é legítimo, foi capturado pela grosseria, pela violência, pela falta de respeito. Precisamos resgatar a civilidade, que torna capaz divergir com respeito. Viramos um país de ofensas", disse Barroso, enquanto tentava retomar a palavra durante a exposição.

Na exposição, Barroso contou que foi necessário resistir aos ataques contra a democracia quando presidia o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), entre 2020 e 2022. O ministro classificou de "abominável retrocesso" uma volta ao "voto impresso com contagem pública manual".
É neste ponto (1h13'10'' do vídeo) que Barroso passa a ser interrompido por algumas pessoas na plateia, que dizem ser mentira do ministro afirmar que há a defesa da contagem manual dos votos.

"Isso é mentira, não é contagem manual!", gritou uma mulher. Um homem que estava sentado ao lado dela também gritou: "Como vamos confiar no homem que soltou o maior ladrão do país?".

A mulher que interrompeu Barroso tentou intervir mais vezes durante a palestra, até que os organizadores pediram que ela se retirasse.

Em nota, a organização do seminário disse: "O Brazil Forum UK tem na essência a promoção de diálogo e debates plurais. Pensando nisso, após a apresentação dos palestrantes há espaço para perguntas e respostas, onde há uma interação respeitosa e produtiva com a plateia. A participante em questão, porém, interrompeu a fala do ministro Barroso de forma abrupta e ríspida, deixando clara sua intenção de causar tumulto. Felizmente o episódio foi pontual e rapidamente superado."

Com informações do UOL