VÍDEO: Barroso fala em “respeito” entre os Poderes ao abrir ano judiciário; assista

01 de Fevereiro 2024 - 13h01
Créditos: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), destacou a “normalidade democrática” ao abrir os trabalhos do ano judiciário, nesta quinta-feira, 1º. No entanto, ponderou que a harmonia de Poderes não significa concordância plena, “nem que o Judiciário atenda todas as demandas de qualquer um dos Poderes”.

“Felizmente não preciso gastar muito tempo nem energia falando de democracia, porque as instituições funcionam na mais plena normalidade e convivência harmoniosa e pacífica. Nem preciso falar de separação de Poderes, porque independentes e harmônicos, nós convivemos de maneira extremamente civilizada e respeitosa. A independência e a harmonia não significa concordância sempre e nem que o Judiciário atenda todas as demandas de qualquer um dos Poderes. Mas nós nos tratamos com respeito, consideração e educação e, sempre que possível, carinhosamente”, disse Barroso.

Participam da cerimônia o presidente Lula e o presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não compareceu, mas é representado pelo primeiro vice, o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP).

Na plateia estava o ex-ministro da Justiça Flávio Dino, que assume a cadeira de ministro do STF no dia 22 de fevereiro. Também estava presente o ministro do STF aposentado Ricardo Lewandowski, que foi empossado ministro da Justiça pelo presidente Lula nesta quinta. Ambos foram citados pelo ministro Barroso.

Com informações do O Antagonista