VÍDEO: Bomba da 2ª Guerra Mundial é detonada no Reino Unido

01 de Março 2021 - 12h55
Créditos:

Uma bomba usada durante a Segunda Guerra Mundial – e que ainda estava ativa – foi detonada no sábado (27) próximo ao campus Streatham da Universidade de Exeter, no sul do Reino Unido.

A explosão foi coordenada pela polícia do condado de Devon. O artefato de aproximadamente uma tonelada foi encontrado em um canteiro de obras.

Pelo menos 2,6 mil moradores da região foram obrigados a deixar suas casas e precisaram passar a noite em hotéis. Cerca de metade dos deslocados eram estudantes da Universidade de Exeter, que moravam em alojamentos dentro instituição.

Uma equipe da Marinha Real detonou o artefato em uma "caixa" de areia de 400 toneladas com uma explosão que pôde ser ouvida em um raio de até 8 quilômetros de distância.

Um porta-voz da polícia de Devon e Cornwall informou, de acordo com a BBC Internacional, que enormes fragmentos de metal atingiram prédios e que algumas propriedades "sofreram danos estruturais, incluindo janelas quebradas e paredes rachadas".

O líder do Conselho do Condado de Devon, John Hart, afirmou que a as agências que participaram da explosão estão "movendo-se o mais rápido possível para remover os destroços da área, avaliar os danos estruturais às propriedades e instalações e tornar a área segura para o retorno dos residentes o mais rápido possível".

Somente na noite de domingo (28) é que os moradores puderam começar a retonar para as suas residências.

A desativação de bombas da Segunda Guerra ainda é muito comum em vários territórios da Europa.

Em 2020, mais de 12 mil pessoas tiveram que ser evacuadas em Frankfurt, na Alemanha, por causa de uma bomba inglesa descoberta em um bairro de luxo.

Fontes: G1 e UOL