VÍDEO: Leitos para pacientes de Covid-19 estão todos vazios em UPA de Natal

10 de julho 2020 - 13h37
Créditos:

Em mais uma visita às Unidades de Ponto Atendimento (UPA) de Natal, o presidente licenciado do Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed), Geraldo Ferreira, constatou um quadro animador sobre a situação de ocupação dos leitos na capital. A UPA de Pajuçara, na Zona Norte de Natal, que tinha 13 leitos para pacientes da covid-19 há pouco mais de uma semana, agora só tem sete. A redução foi possível devido à queda nos atendimentos.

Além da subtração do número de leitos pela diminuição nos atendimentos, todos os sete leitos que agora estão reservados para tratamento da doença na unidade estavam desocupados até a manhã desta sexta-feira (10).

“A Upa Pajuçara viu, há uma semana, uma queda nos internamentos, que gradualmente permitiu transferir metade desses leitos para outras doenças clínicas que voltaram a procurar a Unidade”, disse o anestesiologista Geraldo Ferreira.

“Na visita pudemos constatar que, dos treze leitos Covid, reduzidos há uma semana para sete, não havia nenhum paciente internado, estando todos os sete leitos vagos. Os outros seis que já estão destinados a outras doenças, como AVC e cardíacas, havia três pacientes, sendo que dois já estavam transferidos pela regulação para a rede hospitalar”, acrescentou.

A direção da UPA também informou que, com a queda nos atendimentos a pacientes da Covid, a unidade vai retornando aos poucos os atendimentos de outras emergências clínicas que constituíam o seu trabalho diário antes da pandemia.

“Há uma expectativa de observar as próximas semanas para ver se a abertura da economia provocará alguma mudança neste quadro de significativa melhora na pandemia. Os leitos vagos e a disponibilidade de cuidados e tratamento mais precoces apontam que, possivelmente, a rede terá condições de absorver, sem traumas, alguma oscilação que possa vir da maior movimentação das pessoas com a abertura do comércio”, observa o médico.

Ele ressaltou, no entanto, que é fundamental que a população continue os cuidados de distanciamento social, uso de máscaras e álcool gel, para que o que aponta como um “animador recuo da pandemia” se solidifique, permitindo a flexibilização de outros setores e retomada da economia.

“A UPA de Pajuçara, que viveu dias difíceis com todos os seus leitos ocupados com Covid, e que agora não tem nenhum internado, é mais um sinal de que a pandemia está sendo controlada em Natal”, finaliza.