VÍDEO: ‘Natal está próxima de superar a pandemia’, diz Sindicato dos Médicos

09 de julho 2020 - 13h23
Créditos:

“Natal está se aproximando de superar a pandemia”. A afirmação é do presidente licenciado do Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed), o anestesiologista Dr. Geraldo Ferreira, após uma visita realizada nesta quinta-feira (09) à UPA de Potengi, na Zona Norte de Natal. Segundo constatou o médico, os atendimentos a casos da Covid-19 continuam caindo nas Unidades de Pronto Atendimento de Natal (UPAs), que já começam a ter leitos disponíveis.

“Hoje na nossa visita, além da queda no número de atendimentos na primeira procura, que nós já tínhamos detectado no setor privado e no público, constatamos que, dos 15 leitos, apenas 4 estão ocupados. Isso reflete que há, em Natal, realmente uma queda na covid. Esperamos que isso prossiga e que a epidemia tenda a recuar cada vez mais”, declarou Dr. Geraldo Ferreira.

Em um comentário feito pelas redes sociais, o médico destaca que “Natal está se aproximando de superar a pandemia”. Ele lembra que na mesma unidade, durante o momento mais crítico da pandemia, todos os 15 leitos já estiveram ocupados simultaneamente, de modo que mais 5 pacientes ficaram em outros espaços aguardando vaga.

“O Pronto-socorro também estava relativamente vazio. A Direção já planeja dividir e separar setores para os leitos Covid e não Covid, para voltar a receber pacientes graves de outras doenças. Deve esperar essa semana e, se os números da queda de casos Covid permanecerem, próxima semana a UPA deverá voltar a atender mais fortemente as outras doenças que eram atendidas na Unidade”, comentou Geraldo.