VÍDEO: Vereador diz que prefeita merece apanhar de chinelo: 'Chibata nela'

19 de Abril 2022 - 03h26
Créditos:

Uma postagem da prefeita da cidade de Beberibe (CE), Michele Queiroz (PL), em suas redes sociais, falando sobre a liberação de cem cisternas para o município, foi o motivo que levou o vereador Francisco Ernandes (PSD) a chamá-la, em plenário, de mentirosa e dizer que ela deveria apanhar de chinela. A sessão em que os ataques machistas foram registrados ocorreram na quarta-feira (13) e, agora, o vídeo com os comentários está repercutindo nas redes sociais.

No registro da sessão, que está disponível na íntegra no perfil da Casa Legislativa no YouTube, Ernandes rebate a prefeita e garante que as cisternas foram uma conquista do deputado federal Moses Rodrigues (União).

Ainda na gravação, o parlamentar lembra que ele já havia dado um cartão vermelho à gestora e que ela deveria se envergonhar de mentir. Não satisfeito com as declarações, o vereador continuou, puxou um chinelo azul do paletó e disparou: "Vou lhe lembrar aqui que quando as pessoas mentiam para os pais, os pais corrigiam. Os pais pegavam a chinela e davam na bunda, prefeita. Isso aqui é para gente mentirosa".

Sob risos dos outros parlamentares presentes na sessão, o vereador acrescentou: "Você vai ter que levar umas palmadas da população, e ainda é uma azul, para você aprender". 
Francisco Ernandes termina sua fala instigando a população a agredir a prefeita da cidade. "Agora, você vai ter que apanhar. População, pega a chinela e chibata nela", disse no vídeo. A intervenção do parlamentar é encerrada sob aplausos.

A Prefeitura de Beberibe emitiu nota em repúdio à postura do parlamentar. No posicionamento, a prefeitura declarou ser "inadmissível que, em pleno ano de 2022, ainda tenhamos que nos deparar com situações como a observada na sessão ordinária da Câmara Municipal de Beberibe, no dia 13 de abril".

O órgão continuou destacando que a postura do vereador é uma "clara demonstração de estímulo à violência" ao incitar a população a agredir a prefeita Michele Queiroz.

A Prefeitura de Beberibe repudiou o ato e convocou as autoridades competentes a abrirem investigação. Pede também que as declarações de Ernandes sejam punidas. "É lamentável que alguém eleito para representar o povo tome uma atitude tão baixa e grave. Sempre estaremos vigilantes contra atos que violem a dignidade e ponham em risco a integridade física e a própria vida", concluiu o comunicado.

Com informações de UOL