
Ponto final para a passagem de Xavi no comando técnico do Barcelona. Em nota oficial publicada, na manhã desta sexta-feira (24), o clube catalão anunciou a saída do treinador de 44 anos após três temporadas à frente da equipe.
“O FC Barcelona agradece a Xavi pelo seu trabalho como treinador, bem como pela sua inimitável carreira como jogador e capitão da equipe, e deseja-lhe todo o sucesso futuro no mundo”, disse o clube em nota.
Durante esta temporada, Xavi anunciou que deixaria o clube ao final da temporada europeia, em coletiva de imprensa após a derrota por 5 a 3 para o Villarreal pelo Campeonato Espanhol em janeiro deste ano.
Porém, no mês de abril, o treinador mudou de decisão e confirmou à imprensa que optou por permanecer no cargo à frente do Barcelona para cumprir o seu contrato até 2025.
Contratado em novembro de 2022, Xavi assumiu a equipe após a saída do holandês Ronald Koeman. Nas três temporadas que esteve no comando, conquistou um Campeonato Espanhol e uma Supercopa da Espanha.
Em nota, o Barcelona informou que durante os próximos dias será feito um anúncio sobre a nova estrutura da equipe principal. Segundo o jornalista Fabrizio Romano, o alemão Hansi Flick, ex-Bayern de Munique e Seleção Alemã, deve assumir a equipe catalã.
Leia a nota do Barcelona na íntegra
Hoje, sexta-feira, o presidente do FC Barcelona, Joan Laporta, informou Xavi Hernández que não continuará como treinador principal na temporada 2024-25.
O encontro aconteceu na Ciutat Esportiva Joan Gamper e contou ainda com a presença do vice-presidente esportivo Rafa Yuste, do diretor esportivo Anderson Luís de Souza, Deco, Xavi, Òscar Hernández e Sergio Alegre.
O FC Barcelona agradece a Xavi pelo seu trabalho como treinador, bem como pela sua inimitável carreira como jogador e capitão da equipe, e deseja-lhe todo o sucesso futuro no mundo.
Xavi Hernández treinará a equipe pela última vez no jogo de domingo contra o Sevilla.
Durante os próximos dias, o FC Barcelona fará um anúncio sobre a nova estrutura do time principal.