
O ex-presidente Jair Bolsonaro passará por mais um procedimento cirúrgico em decorrência de complicações intestinais, após ser transferido na noite deste sábado (12) para o Hospital DF Star, em Brasília. De acordo com boletim médico divulgado neste domingo (13), Bolsonaro apresentou persistência de um quadro de subobstrução intestinal, mesmo após medidas clínicas iniciais.
Após reavaliação clínica e a realização de novos exames laboratoriais e de imagem, as equipes médicas constataram a necessidade de intervenção cirúrgica. Em comum acordo, os profissionais que acompanham o ex-presidente optaram pela realização de uma laparotomia exploradora — procedimento indicado para liberar aderências intestinais e promover a reconstrução da parede abdominal.
Segundo o boletim, Bolsonaro está sendo submetido à cirurgia neste momento. A nota oficial não especifica a previsão de duração do procedimento ou o tempo estimado de recuperação, mas o quadro clínico exige atenção redobrada, dado o histórico de complicações intestinais enfrentadas por ele nos últimos anos, em especial após o atentado sofrido durante a campanha presidencial de 2018.
Leia o boletim na íntegra
Boletim médico
Brasília, 13 de abril de 2025
O presidente Jair Bolsonaro foi transferido na noite de ontem para o Hospital DF Star. Após reavaliação clínico-cirúrgica, foi submetido a novos exames laboratoriais e de imagem que evidenciaram persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais adotadas. As equipes que o assistem optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal.
Dr. Cláudio Birolini
Médico chefe da equipe cirúrgica
Dr. Leandro Echenique
Médico cardiologista
Dr. Ricardo Camarinha
Médico cardiologista
Dr. Guilherme Meyer
Diretor médico do Hospital DF Star
Dr. Allisson Barcelos Borges
Diretor geral do Hospital DF Star