Desaprovação a Lula segue maior que aprovação, aponta Datafolha

05 de Abril 2025 - 07h38
Créditos: Cadu Gomes/VPR

Pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira (4) mostra que a reprovação ao governo Lula (PT) segue acima da aprovação. Segundo o levantamento, 38% consideram o governo ruim ou péssimo, enquanto 29% o avaliam como ótimo ou bom — uma leve alta em relação aos 24% registrados em fevereiro. Outros 32% classificam a gestão como regular.

Essa é a primeira vez que Lula tem duas pesquisas seguidas com reprovação acima da aprovação em seu terceiro mandato.

O levantamento ouviu 3.054 pessoas em 172 municípios entre os dias 1º e 3 de abril, com margem de erro de dois pontos percentuais.

Aprovação x desaprovação
Quando perguntados diretamente sobre aprovar ou não o governo, 49% disseram desaprovar, enquanto 48% aprovam — um empate técnico. Outros 3% não souberam responder.

Expectativas para o futuro
A expectativa em relação ao futuro do governo também está dividida:

35% acreditam que será ótimo ou bom

35% preveem que será ruim ou péssimo

28% acham que será regular

É a primeira vez que a avaliação positiva não supera numericamente a negativa.

Impacto na vida do eleitor
Questionados sobre os efeitos do governo em suas vidas:

29% disseram que piorou

28% afirmam que melhorou

42% disseram que permaneceu igual

Em julho de 2023, 51% afirmavam que suas vidas não haviam mudado.

Lula precisa falar mais?
Outro levantamento, da Genial/Quaest, indica que quanto mais Lula aparece, pior sua aprovação. A mudança na Secretaria de Comunicação — com a saída de Paulo Pimenta e entrada do marqueteiro Sidônio Palmeira — foi atribuída à falta de exposição do presidente.

A primeira-dama Janja e o próprio Lula já admitiram falhas na comunicação. Em evento do PT, o presidente afirmou:

“Há um erro, um equívoco meu na comunicação. […] Eu não tenho organizado as entrevistas coletivas, elas não têm sido organizadas.”

O Antagonista