
Um menino de 13 anos foi diagnosticado com um câncer raro depois de algum tempo confundindo os sintomas do tumor com uma rinite alérgica. Em junho de 2023, o britânico Jake Swinscoe começou a sofrer com "nariz entupido e olhos lacrimejando".
Encarando os sintomas como os de rinite, a mãe do menino deu antialérgicos para ele. Mas tudo mudou dois meses depois, quando seu pai, que trabalha no Exército, voltou para casa e notou um inchaço no nariz do adolescente.
Após uma visita ao médico, Jake passou por uma tomografia e foi diagnosticado com um rabdomaniossarcoma alveolar em estágio 3, um câncer que afeta principalmente adolescentes e adultos jovens.
Segundo o The Sun, o menino passou por quimioterapia e, em um primeiro momento, o tumor diminuiu de tamanho. Mas demorou pouco para que os oncologistas descobrissem metástases na medula espinhal e na cabeça.
A mãe do adolescente, Lynsey, 41, afirmou que o próprio filho, ao saber que não teria mais cura, decidiu interromper o tratamento. Ele morreu em maio deste ano, menos de um ano depois do diagnóstico.
Câncer pode atingir diversas partes do corpo
O rabdomiossarcoma é um tumor que faz parte do grupo de sarcomas das partes moles.
Ele se desenvolve nos músculos ligados aos ossos e atinge, principalmente, as regiões da cabeça e pescoço, sistema urinário e extremidades.Em 15% a 25% dos casos, a doença é diagnosticada já com metástase (disseminada localmente ou à distância).
Como é o diagnóstico?
De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o diagnóstico se inicia com história e exame físico completo.
São realizados exames laboratoriais e exames de imagem para avaliar a extensão do tumor primário, assim como se as células do câncer se espalharam para outras partes do corpo. Os exames principais para o diagnóstico são a tomografia ou a ressonância da região acometida.
Para saber se as células são cancerosas e de que tipo, é necessária uma biópsia, que é analisada no microscópio pelo médico patologista. Há vários tipos de biópsia e a escolha do procedimento vai depender da localização da massa tumoral e da idade da criança.
Sintomas dependem do local do tumor
As características e sintomas do tumor dependem de sua localização, mas, normalmente, há o surgimento de uma massa indolor, com crescimento progressivo, sem história de trauma, aderida na musculatura e medindo mais do que 2 cm.
Obstrução nasal, com secreção com sangue.
Obstrução do conduto auditivo médio com eliminação de pólipos ou secreção com sangue (quando tumor se desenvolve no ouvido médio).
Dificuldade para urinar e/ou sangue na urina (quando tumor se desenvolve na bexiga ou próstata).
Aumento do volume da bolsa escrotal/testicular ou secreção vaginal com sangramento.
Tratamento
O tratamento envolve abordagem multimodal com quimioterapia, cirurgia e ou radioterapia, dependendo das necessidades do paciente.
Atualmente, de acordo com o Inca, cerca de 70% dos pacientes sobrevivem por cinco anos ou mais.
Com informações de UOL