Em comício antes da posse, Trump promete acabar com políticas de diversidade, igualdade e inclusão

20 de Janeiro 2025 - 06h35
Créditos: Reprodução Youtube

 

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu neste domingo (19), véspera de sua posse, acabar com políticas de diversidade, igualdade e inclusão nas contratações do governo. Em comício no ginásio Capital One, em Washington, ele afirmou que a escolha de servidores vai ocorrer pelo "sistema de mérito".

Trump declarou também que vai reverter o que ele chamou de sigilo excessivo sobre documentos do governo, e que irá abrir os arquivos relativos aos assassinatos do ex-presidente John F. Kennedy, do irmão dele, o senador Robert Kennedy, e do ativista dos direitos civis, Martin Luther King Jr. O indicado de Trump para o Departamento de Saúde é filho de Robert Kennedy.

Aceno a Elon Musk

O presidente eleito aproveitou para encher de elogios seu apoiador, o bilionário Elon Musk, que ele indicou para chefiar um novo Departamento de Eficiência Governamental. "Vocês viram o foguete dele ontem?", perguntou Trump, referindo-se ao lançamento de um modelo Starship, da Space X, uma das empresas de Musk, que ocorreu na realidade na quinta-feira, 16.

Meio ambiente

Donald Trump também prometeu mudanças nas questões ambientais. Ele disse que irá acabar com normas ambientais em vigor no país. "Vamos cortar a regulação do meio ambiente, que foi criada para parar com o progresso neste país", disse, durante comício no ginásio Capital One, em Washington. Citando o petróleo, que ele chamou de "ouro líquido", Trump declarou: "Vamos recuperar nossa riqueza". Ele tem prometido acabar com iniciativas adotadas pelo governo de Joe Biden para reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

Com informações de Folha de Pernambuco